Automóveis Titulo
Agilidade marca Symbol 1.6 8V
Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
29/04/2009 | 07:00
Compartilhar notícia
Tiago Silva/DGABC


O segmento dos sedãs compactos vive uma briga de foices. Opções não faltam para o comprador que busca um carro para a família, com bom espaço interno, um ou outro equipamento de série que denote status e um porta-malas razoável. E para ganhar competitividade nesta guerra, a Renault trabalhou rápido. Poucas semanas após o novo Symbol 1.6 16V Hi-Flex chegar às concessionárias, a montadora passa a oferecer outra versão com motor 1.6 8V e, é claro, com preço mais acessível: R$ 39,9 mil. A garantia é de três anos.

No entanto, o principal trunfo desse três-volumes não está sob o capô, mas no recheio. Disponível só na opção de acabamento Expression, o modelo entrega de série air bag duplo, ar-condicionado, direção hidráulica, travas e vidros dianteiros elétricos. Na lista de opcionais, apenas dois itens: freios com ABS (R$ 1.500) e Opcional Pack (R$ 800), que se resume a rádio CD player com MP3, comando satélite na coluna de direção e computador de bordo. Rodas de liga leve ou faróis de neblina, por exemplo, não estão inclusos.

A expectativa da Renault é de vender 700 unidades do Symbol por mês . Segundo Vanessa Castanho, gerente de marketing de produto para veículos médios, o mix de vendas deverá ficar em 65% para o Expression 1.6 8V; 25% para o Privilège 1.6 16V e 10% para o Expression 1.6 16V. Para alcançar o objetivo, a intenção é roubar compradores da concorrência - Peugeot 207 Passion, Ford Fiesta Sedan e Volkswagen Polo Sedan.

AVALIAÇÃO - O Symbol 1.6 8V Hi-Torque tem talento urbano. O torque de 13,7 mkgf (gasolina) / 14,1 mkgf (álcool) já está disponível a 2.850 rpm, o que confere agilidade nas arrancadas. A potência, por sua vez, é honesta. São 92 cv (g) / 95 cv (a) a 5.250 rpm. Destaque negativo para a acústica. Rodando em velocidades mais elevadas, o ruído na cabine incomoda. Os engates do câmbio manual de cinco velocidades são bons, apesar do curso longo.

A vida a bordo é agradável - pelo menos para o motorista. As medidas são similares às do seu antecessor, o Clio Sedan. O porta-malas de 506 litros destaca-se na generosa lista de medidas. No banco traseiro, entretanto, a comodidade não é ideal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;