Cultura & Lazer Titulo
'Crimes Delicados' estréia 6ª no Festival de Curitiba
Do Diário do Grande ABC
15/03/2000 | 16:30
Compartilhar notícia


Absurdo e humor negro dao o tom da peça Crimes Delicados, de José Antônio de Souza, que estréia sexta-feira no Teatro Guairinha integrando a programaçao do 9º Festival de Teatro de Curitiba. Sob direçao de Antônio Abujamra, com Paulo Goulart, Nicette Bruno e Bárbara Bruno do elenco, o espetáculo inicia temporada em Sao Paulo no dia 30, no Teatro Ruth Escobar.

Curiosamente, essa será a segunda encenaçao de Abujamra para esse mesmo texto. "Antes de mais nada, o texto é bom", argumenta ele. "E eu acabei de ler o romance "Paixoes Alegres", de José Antônio, um livro tao bom que fiquei com vontade de voltar à sua dramaturgia".

Nascido em Januária (MG) em 1940, José Antônio iniciou sua carreira teatral como ator e diretor aos 20 anos em Belo Horizonte, de onde mudou para Sao Paulo no início da década de 70. Discreto como todo bom mineiro, nao faz muito alarde de sua criaçao, mas tem motivos para orgulhar-se de sua carreira de escritor. Ele é o autor de peças como "Cantos Peregrinos" e O Espartilho, de roteiros de minisséries como Rabo de Saia e O Portador e da novela Tudo ou nada.

"Tive gripe, piriri, dor de dente e problemas no nervo ciático para escrever 150 capítulos", relembra José Antônio. Mas a novela serviu para testar o fôlego e o estimulou a levar em frente o antigo projeto de um alentado romance. Nasceu assim Paixoes Alegres (Editora Globo, 730 págs.), elogiado pela crítica e indicado para o Prêmio Nestlé de Literatura.

Ambientado na cidade de Januária na década de 50, o livro conta a história da paixao de um garoto de 13 anos pela mulher de um primo, uma paulista de 25 anos em férias na cidade. Uma história que cativa o leitor pelo equilíbrio entre a delicadeza e a intensa sensualidade de um amor inusitado, cheio de idas e vindas, numa narrativa na qual o tempo vira um personagem.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;