Nacional Titulo
Covas prevê novas rebelioes até o carnaval
Do Diário do Grande ABC
20/02/2000 | 19:39
Compartilhar notícia


O governador Mário Covas (PSDB) prevê que novas rebelioes podem ocorrer na Fundaçao Estadual para o Bem-Estar do Menor (Febem) até o carnaval. "Vamos viver um período perigoso." Para ele, as rebelioes de adolescentes se transformaram em fato corriqueiro e previsível que acontecerao a vida inteira, independentemente de medidas tomadas. "As rebelioes estao sendo menores e mais controladas."

Covas prometeu que em seis meses resolverá os problemas da Febem, criando novas unidades para receber infratores. "As unidades de Campinas, Ribeirao Preto e Guarujá estao quase prontas." Covas disse que a fundaçao passa por um período de mudanças. "A Febem está passando por um processo de reestruturaçao."

Para o governador, o aumento da criminalidade no país é um reflexo da desigualdade social. "A violência cresce por uma série de razoes e a miséria é uma delas, isto nao significa que temos um aparato policial fraco, simplesmente nao conseguimos acompanhar o volume."

Modelo - Em outubro, depois da mais violenta rebeliao de menores no Complexo Imigrantes, Covas prometeu transformar a Febem em instituiçao-modelo até julho deste ano. Como símbolo dessa vontade, ele determinou que os prédios daquele complexo fossem demolidos. Os menores que estavam ali foram transferidos e ainda neste domingo nao há uma definiçao do que será construído no local.

No fim do ano passado, promotores da Vara da Infância e da Juventude entraram com uma açao judicial pedindo que o Cadeiao de Santo André, para onde haviam sido levados 320 jovens infratores fosse interditado. Neste domingo, Covas afirmou que o cadeiao também deve ser reformado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;