Internacional Titulo
Influente religioso muçulmano pede para o Papa apresentar desculpas
Da AFP
14/09/2006 | 18:16
Compartilhar notícia


Um influente religioso muçulmano, Youssef Al-Qardaoui, pediu nesta quinta-feira para o Papa Bento XVI apresentar desculpas e perguntou se suas declarações sobre o Islã eram um prelúdio de "novas cruzadas".

Convidando para o diálogo, Sheikh Qardaoui pede para o Papa "apresentar à nação do Islã desculpas depois do dano causado", disse num comunicado.

"O Papa quer que fechemos as portas do diálogo e que nos preparemos para novas cruzadas?", perguntou sheikh Qardaoui, membro da potente confraria dos Irmãos Muçulmanos.

"Não é a primeira vez que o Papa atual adota uma atitude negativa em relação ao Islã e aos muçulmanos", afirmou Sheikh Qardaoui, que trocou sua nacionalidade egípcia e é titular da nacionalidade qatariana.

"Pedimos paz porque nossa religião nos obriga a isso, mas se a guerra nos for imposta nós a faremos a contragosto", acrescentou sheikh Qardaoui, que também evoca "a nova cruzada declarada pelo (presidente americano George W.) Bush em nome da direita cristã".

"Nós queríamos que o Papa tivesse pedido um diálogo positivo entre as religiões em vez de um enfrentamento e um conflito", disse.

Para ele, "qualificar a resistência de violência ou de terrorismo é uma injustiça e uma deformação das verdades". "Uma certa violência é legitimada pelas religiões e pelas leis, como a resistência à ocupação na Palestina, no Líbano ou no Iraque", declarou ele.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;