Economia Titulo
Demanda por qualificados causa sobras de vagas
Tauana Marin
do Diário do Grande ABC
13/06/2011 | 07:31
Compartilhar notícia


Preencher vagas que são abertas semanalmente por empresas na região não é tarefa fácil. Apenas 25% das 760 oportunidades capitadas a cada sete dias são ocupadas no Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda de Santo André. "Falta mão de obra qualificada. Sobram vagas e profissionais aptos", diz a diretora do centro público Mônica Mandarino.

O coordenador da Central do Trabalho e Renda de São Bernardo, Marcio Cristiano, acredita que a dificuldade em encontrar profissionais com os perfis das vagas também é reflexo das exigências das companhias, que pedem profissionais formados e com experiência, na maioria das vezes.

Na unidade são capitados semanalmente entre 50 e 100 novos postos. "Sempre deixam de ser preenchidas as vagas do ramo de agricultura,construção civil e indústria, pois pedem maior nível de especialidade", afirma o coordenador.

Com isso, os bancos de dados dos postos públicos instalados na região acabam por acumular, cada vez mais, volume maior de oportunidades. Nesta semana há 7.909 postos. Desses, 5.839 estão reunidos nos centros públicos de Santo André - 210 vagas destinam-se especificamente a pessoas com deficiência.

O CPETR de Mauá soma 810 chances de emprego. O CTR de São Bernardo responde por 801 oportunidades e o CPETR de Diadema, 459. A maior parte das vagas é oferecida por empresas situadas no Grande ABC. Mas também há oportunidades disponíveis em municípios vizinhos. Entre as vagas oferecidas há para instalador de telefone, operador de telemarketing, auxiliar de limpeza, vendedor, entre outras.

Mônica explica que, diante do volume de vagas, em primeiro lugar estão as de serviços, seguidas pelas oportunidades em comércio, indústria e construção civil.

URGENTE - O CPETR de Diadema recruta, com urgência, profissionais para trabalharem no comércio. A unidade oferece 90 empregos nas funções de balconista de açougue, açougueiro, balconista de farmácia, farmacêutico, balconista de padaria, padeiro, fiscal de loja e repositor de mercadoria. Também há vagas para pesquisador de preço.

Contratados terão direito a vales-transporte e refeição, assistência médica e odontológica e farmácia. A seleção dos candidatos tem início amanhã e segue até quinta-feira.

Para concorrer a essas e outras vagas é preciso fazer cadastramento nos centros públicos, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h. A inscrição é gratuita e interessados devem levar carteira de trabalho, RG e CPF.

Serviço: Em Diadema, o centro fica na Rua Professora Vitalina Caiafa Esquível, 101, Centro. Em Mauá a unidade está na Rua Manoel Pedro Júnior, 45, Vila Bocaina. O CTR de São Bernardo está na Rua Marechal Deodoro, 2.316, Centro.Em Santo André há dois: Avenida Artur de Queirós, 720, Casa Branca, e na Rua Sigma, 300, na Vila Mazzei.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;