Economia Titulo
Metalúrgicos têm mais uma rodada de negociação hoje
Do Diário do Grande ABC
20/07/2010 | 07:56
Compartilhar notícia


A FEM-CUT (Federação dos Sindicatos Metalúrgicos da Central Única dos Trabalhadores) e a bancada patronal do Grupo três (que representa os setores de autopeças, forjaria e parafusos) continuam, hoje às 15h, a negociação da campanha salarial, na sede da entidade em São Bernardo.

A federação metalúrgica cutista representa 250 mil trabalhadores em todo o Estado e a data-base é 1º de setembro. No setor do G3 são cerca de 150 mil metalúrgicos, sendo que cerca de 25 mil são do Grande ABC. "A nossa expectativa é concluir as negociações com a bancada patronal até a primeira quinzena de agosto", disse Valmir Marques, o Biro Biro, presidente da FEM-CUT.

Neste ano, a entidade negociará com as bancadas patronais essencialmente as cláusulas econômicas, já que as cláusulas sociais têm vigência até 2011. As principais reivindicações dos metalúrgicos são: reposição integral da inflação; aumento real nos salários; valorização nos pisos; jornada de 40 horas semanais, sem redução nos salários; e licença Maternidade de 180 dias.

A federação negocia com seis bancadas: montadoras (representada pelo Sinfavea), Grupo dois (máquinas e eletrônicos) Grupo três (autopeças, forjaria, parafusos), Grupo oito (trefilação, laminação de metais ferrosos; refrigeração, equipamentos ferroviários, rodoviários entre outros); Grupo dez (lâmpadas, equipamentos odontológicos, iluminação, material bélico entre outros) e fundição.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;