Internacional Titulo
Equador: vulcão entra em erupção mas não afeta população
Da AFP
23/10/2005 | 16:26
Compartilhar notícia


Uma erupção vulcânica, acompanhada de rios de lava e uma coluna de fumaça de mais de 20 quilômetros de altura, foi registrado nas ilhas equatorianas de Galápagos, sem causar danos à população, anunciou neste domingo o Instituto Geofísico de Quito.

O fenômeno natural aconteceu no último sábado na ilha Isabela, onde foi registrada a erupção do vulcão Chico, situado a 25 km do povoado de Villamil. "A erupção começou com uma explosão forte, que foi sentida pelos habitantes do vilarejo e então seguida da subida da coluna de gases e cinzas que alcançou a altura de 20 quilômetros", informou a entidade.

O PNG (Parque Nacional de Galápagos) disse que após a explosão brotaram da montanha três fluxos de lava que avançavam lentamente para o mar. "Devido ao povoado ficar no sul da ilha, a população de Villamil não está ameaçada pelos fluxos de lava", acrescentou o órgão.

Aa última erupção do vulcão Chico aconteceu em 1978, quando também não chegou a ameaçar os habitantes da região.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;