Economia Titulo
Presidente do BNDES garante financiamento à Volkswagen
Da Agência Brasil
23/08/2006 | 17:51
Compartilhar notícia


A possível demissão de 6,5 mil funcionários da Volkswagen na unidade de São Bernardo não afetará a liberação do financiamento de R$ 497,1 milhões para a empresa, já aprovado pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). A garantia foi dada nesta quarta-feira pelo presidente do BNDES, Demian Fiocca, em entrevista coletiva sobre alterações no Modermaq (Programa de Financiamento à Modernização Geral da Indústria Brasileira).

Fiocca disse que o recurso ainda não foi liberado por questões técnicas. Ele ressaltou, entretanto, que consta do contrato entre o banco e a empresa uma cláusula prevendo que, em caso de dispensa de funcionários, a Volks tem que apresentar ao BNDES uma proposta de aprovação daquela estratégia que, em geral, se vincula a programas de treinamento e a recolocação de trabalhadores.

“O programa de reestruturação que a empresa anunciou, no entanto, não se refere àquele investimento específico de desenvolvimento de novos designs de alguns modelos e melhorias nas fábricas. É um programa de estruturação mundial, é um realinhamento estratégico da companhia nos perfis  de exportação e não se refere àquele financiamento. Houve uma coincidência, uma proximidade de datas dos anúncios, mas uma coisa não está relacionada a outra”, afirmou.

Fiocca disse que a questão de demissões em massa levou o BNDES a discutir o assunto com a CUT (Central Única dos Trabalhadores), a Força Sindical e o Ministério do Trabalho. O resultado, segundo ele, foi o desenvolvimento de uma nova modalidade de financiamento, com redução da taxa de juros, de exportação de automóveis que busca estimular as empresas a adotarem  estratégias de maior produção e maior manutenção de empregos.

De acordo com Fiocca, uma das razões da estruturação global alegada pela Volks era a perspectiva de menor crescimento das exportações, o que não ocorreu. “Não foi uma estratégia de punição mas de estímulo às empresas”, afirmou o presidente do BNDES.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;