Internacional Titulo
Mercado espera por lucros após decisão sobre células-tronco
Das Agências
10/08/2001 | 20:06
Compartilhar notícia


As empresas norte-americanas que pesquisam as células embrionárias humanas esperam obter grandes lucros depois do sinal verde dado na última quinta-feira pelo presidente George W. Bush para o financiamento ao setor com verbas federais. Investidores adquiriram em massa títulos dessas empresas.

Apesar dos especialistas preverem que o setor representa um mercado lucrativo que poderia ser avaliado em milhares de milhões de dólares, eles também alertaram que poderiam passar décadas até que os lucros aparecessem.

No pronunciamento dado à nação na quinta à noite, Bush autorizou as pesquisas públicas, mas com um consentimento muito limitado: só será permitido o uso de 60 linhagens de células de embriões já existentes em laboratórios.

As ações das empresas que trabalham no desenvolvimento de aplicações medicinais dessas linhagens de células e das obtidas da medula óssea já registraram avanços entre 13% e mais de 36%, em relação a seus preços no fechamento do pregão na quarta-feira, na Bolsa eletrônica Nasdaq. Segundo Gary Weber, analista do setor de biotecnologia da firma de investimentos nova-iorquina Taglich Brothers, o mercado de pesquisa das células humanas embrionárias poderia valer entre 10 mil e 50 mil dólares dentro de 5 a 10 anos.

As células-tronco são células indiferenciadas que podem evoluir em diferentes tipos específicos de células, formadoras de tecidos especializados, como o muscular e o nervoso, podendo atuar também no sangue e no fígado. Os pesquisadores esperam que um dia possam ser utilizadas para reparar órgãos danificados ou curar enfermidades tais como a doença de Parkinson, a diabetes e o mal de Alzheimer.

As células-tronco embrionárias são retiradas de um blastocisto, embrião com cerca de uma semana de vida, que tem aproximadamente cem células. O blastocito é imerso num meio de cultura à base de proteínas, no qual sua divisão é estimulada. Após duas semanas, os pesquisadores rompem a membrana do blastocito removendo as células-tronco embrionárias. Essas células são capazes de dar origem a qualquer tipo de célula do organismo humano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;