Nacional Titulo
Saúde começa operação ‘pente fino’ contra dengue
Das Agências
23/08/2007 | 17:16
Compartilhar notícia


A Secretaria de Estado da Saúde inicia em setembro uma programação especial contra a dengue no Estado de São Paulo. Batizada de "Operação Pente Fino", a medida tem como objetivo agir nos próximos três meses, durante o período de "entressafra" do mosquito transmissor (Aedes aegypti) para evitar que a doença retorne com força no próximo verão.

Profissionais da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) irão concentrar ações em 75 municípios considerados prioritários. São cidades que tiveram grande número de casos ou alta incidência (por 100 mil habitantes) de dengue nos últimos três anos. Também serão incluídos municípios que ainda registram transmissão da doença nesta época de frio, além de locais turísticos, com grande fluxo de pessoas ao longo do ano.

Serão colocados à disposição dos municípios equipamentos de combate à dengue, incluindo 30 novos carros e 30 borrifadores (atomizadores costais), recém-adquiridos pela pasta especialmente para esta operação.

Dos 75 municípios, 25 já foram definidos. Os demais deverão ser anunciados na próxima semana. A partir desse levantamento, a Secretaria irá entrar em contato com cada secretaria municipal de Saúde para verificar quais são as dificuldades no combate ao mosquito e prestar orientação.

Neste ano até agora foram registrados no Estado de São Paulo 59.498 casos de dengue. O clima quente e chuvoso do verão, aliado à circulação mais intensa do vírus tipo 3 da dengue e à proximidade com o Estado do Mato Grosso do Sul (que vive a pior epidemia de sua história) são os principais motivos para o cenário paulista atual.

Municípios já definidos – Andradina, Araçatuba, Bauru, Bebedouro, Birigui, Campinas, Caraguatatuba, Cubatão, Guarujá, Guarulhos, Hortolândia, Ilha Solteira, Lins, Marília, Mirassol, Olímpia, Praia Grande, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Santos, São Paulo,  São Vicente, Sumaré, Ubatuba, Votuporanga




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;