Internacional Titulo
Desacordo gera nova crise entre Israel e Palestina
Do Diário do Grande ABC
03/02/2000 | 15:49
Compartilhar notícia


Israelenses e palestinos se separaram nesta quinta-feira num clima de crise, depois do fracasso da reuniao de cúpula entre o primeiro-ministro Ehud Barak e o presidente da Autoridade Palestina, Yasser Arafat, destinada a relançar as negociaçoes de paz entre as duas partes.

``O encontro terminou em impasse, nao conseguimos um acordo', declarou à imprensa Yasser Abed Rabbo, chefe da delegaçao palestina para as negociaçoes sobre o estatuto final dos territórios palestinos.

O ministro israelense das Relaçoes Exteriores, David Levy, culpou os palestinos pelo fracasso por nao terem aceitado o mapa da próxima retirada israelense da Cisjordânia.

O ministro acrescentou, em entrevista à imprensa, que o prazo de 13 de fevereiro para a finalizaçao de um acordo básico para a regulamentaçao da paz nao é considerado ``sagrado' por Israel e os palestinos.

``Há divergências sobre a retirada de 6,1% do território da Cisjordânia, os palestinos querem ser consultados sobre isto, o que nao bate com todos os acordos concluídos', declarou Levy, depois do encontro entre Barak e Arafat.

``Nao há crise, nem tampouco a paralisaçao das negociaçoes pela paz'. ``Nao consideramos o dia 13 de fevereiro uma data ``sagrada', assim como os palestinos', insistiu Levy. ``O prazo foi fixado para que nao ficássemos num beco sem saída. O problema será resolvido', prosseguiu.

A reuniao de cúpula entre Arafat e Barak tinha por objetivo acelerar as negociaçoes sobre o estatuto final da Cisjordânia e da Faixa de Gaza.

O acordo básico está relacionado a questoes como o estatuto de Jerusalém, o futuro da colônias judaicas e o dos refugiados palestinos, as fronteiras da futura entidade palestina e a distribuiçao da água.

Apesar da tentativa de acelerar as negociaçoes, as duas partes nao ocultaram o pessimismo sobre as possibilidades de que seja respeitado o calendário.

Antes do encontro, um ministro israelense assegurou que Barak queria reduzir as divergências com os palestinos voltando-se para a organizaçao de uma conferência em Camp David, Estados Unidos, onde seria elaborado um acordo básico. No local foi firmado o acordo de paz entre Israel e Egito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;