Turismo Titulo
Atibaia tem aventura bem pertinho do céu
Sérgio Vinícius
Do Diário do Grande ABC
22/08/2001 | 19:21
Compartilhar notícia


Conhecida pela produção em massa de tapetes arraiolo e pela cultura do morango, a cidade de Atibaia, localizada a 69 km de São Paulo, atrai turistas que procuram por aventuras ecológicas. Afinal, graças à Pedra Grande, um acidente geográfico localizado a 1.450 m de altitude, a cidade tem se tornado o paraíso para quem quer praticar esportes e atividades radicais.

A Pedra Grande, localizada na Serra do Itapetininga, conta com uma superfície de cerca de 200 mil m2. O ponto turístico apresenta características ideais, tanto para quem tem espírito aventureiro, como para quem procura momentos de simples contemplação e lazer. A Pedra é utilizada para a prática de vôo livre, paraglider, rapel e escalada em montanha.

Antes de chegar ao cume da Pedra Grande, o turista poderá realizar outra atividade: a caminhada por diversas trilhas. A mais conhecida tem 4 km e pode ser percorrida, sem maiores problemas, em 3 horas. Embora seja um trajeto extenso, não há obstáculos e é indicado para pessoas de todas as idades.

Uma vez na Pedra, é possível realizar os esportes radicais, que custam a partir de R$ 20 para a prática do rapel e a partir de R$ 100 para o vôo livre. Durante a caminhada, o turista poderá se deparar com uma cena triste – a região enfrenta problemas com queimadas na serra, degradação dos mananciais e ações de terraplanagem.

Caso não esteja interessado em aventuras mais arriscadas, o turista poderá simplesmente avistar as belas paisagens da região da Serra da Mantiqueira e, ainda, todos os municípios vizinhos de Atibaia, como Bragança Paulista, Piracaia, Nazaré, Perdões, Jundiaí e até São Paulo.

Além da prática de esportes e das belas paisagens, a Pedra Grande também atrai por outro motivo: o misticismo. Os moradores da região acreditam que, devido a sua dimensão e formação geológica, a Pedra é responsável por um nível de energia cuja influência positiva traz benefícios à saúde física, emocional e mental. Para alguns, a força que emana do local pode ser comparada à de Machu Pichu, no Peru, e Mount Shasta, na Califórnia (EUA).

Para qualquer uma dessas práticas – esporte, meditação ou simples caminhada rumo à Pedra Grande, é recomendado o uso de tênis confortáveis, protetor solar, repelente, cantil e uma pequena mochila com itens básicos.

Flores e Morango – Além do ecoturismo, Atibaia terá uma atração a mais a partir do dia 7 de setembro: a 21ª Festa de Flores e Morangos, no Parque Municipal Edmundo Zanoni.

A festa é realizada anualmente e tem como principal característica a apresentação de flores, plantas ornamentais e frutos produzidos pela comunidade nipo-brasileira da região. Neste ano, o tema do evento será Flor, Arte Milenar. Os visitantes poderão adquirir plantas no pavilhão da Pró-Flôr.

Além do comércio, haverá shows folclóricos de origem oriental e brasileira e apresentações típicas de diversas nações, como portuguesa, russa, alemã e boliviana.

Por se tratar de uma festa realizada no final da colheita dos morangos, o evento, que será realizado em todas as sextas-feiras, sábados e domingos até o dia 23 de setembro, apresentará todos os dias o Bon Odori, uma dança japonesa em agradecimento à boa safra. A comemoração teve sua origem em Fukushima, no Japão.

Para obter outras informações sobre a 21ª Festa de Flores e Morangos de Atibaia, deve-se visitar, na Internet, a página www.festadasfloresdeatibaia.com.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;