Internacional Titulo
Naufrágio:China prossegue buscas por sobreviventes
Do Diário do Grande ABC
26/11/1999 | 14:13
Compartilhar notícia


As autoridades chinesas estimavam nesta sexta-feira, que o incêndio e naufrágio de um ferry-boat, quarta-feira à noite, um dos piores desastre do gênero já registrados na China, causou cerca de 300 mortes, informando-se sobre apenas 22 sobreviventes.

Após o acidente, nas frias e agitadas águas diante do porto de Yantai, durante forte tempestade, confirmou-se a morte de mais de 150 pessoas e pelo menos 130 desaparecidos. A agência oficial de notícias Xinhua e o Serviço Noticioso da China informaram nesta sexta-feira que foram resgatados 22 pessoas.

As autoridades de Yantai disseram que nao dispunham de números atualizados, mas havia poucas as possibilidades de serem encontrados mais sobreviventes, em meio a uma nevasca e fortes ventos.

Estavam no ferry boat 262 passageiros e 40 tripulantes quando começou um incêndio e a embarcaçao afundou pouco depois, segundo a Xinhua. Outras versoes indicaram que havia a bordo até 336 pessoas.

O fogo surgiu no convés inferior da embarcaçao, destinado a veículos, quando o ferry boat estava a 32 quilômetros do porto. A embarcaçao tentou voltar, enviando pedidos de socorro, mas ficou sem energia e afundou a cerca de 10 quilômetros de uma ilha costeira, segundo a Xinhua.

Aproximadamente a metade dos passageiros pulou na água, porém muitos devem ter morrido por causa da baixa temperatura, enquanto os que conseguiram pegar os botes salva-vidas foram afogados pelas ondas altas.

Um sobrevivente, o motorista de caminhao Xu Zichao, contou que ele e outros passageiros colocaram coletes salva-vidas e esperaram cerca de quatro horas para serem resgatados, mas, entao, a embarcaçao afundou. Depois de pular para a água, ele encontrou um bote salva-vidas virado, sobre o qual ficou boiando mais umas quatro horas, enfrentando o frio, até que as ondas fortes o empurraram para a costa.

A tempestade e as águas agitadas impediram que embarcaçoes da marinha, rebocadores e barcos pesqueiros se aproximassem o ferry boat a tempo de salvar seus ocupantes.

Mais de 10 mil civis e militares se encontravam mobilizados nesta sexta-feira para tentar encontrar sobreviventes na superfície costeira de 45 km de longitude, mas as possibilidades de êxito eram ínfimas. Até o momento o saldo é de 150 mortos e 140 desaparecidos.

As possibilidades de encontrar mais sobreviventes diminuíam com o passar das horas devido às baixas temperaturas. Estima-se que cerca da metade dos passageiros tenha se jogado ao mar antes de a embarcaçao afundar, na quarta-feira.

O ferry-boat fazia a rota de Yantai, na província de Shandong, para Dalian, no nordeste do país. Muitos passageiros morreram congelados. Outros que conseguiram pegar botes salva-vidas morreram devido ao frio e à ressaca no mar.

O Dashun, de 9 mil toneladas, foi destruído pelos fortes ventos e pela ressaca, em um dos piores desastres marítimos ocorridos na China este século.

As primeiras informaçoes sao de que o ferry-boat transportava 312 pessoas, mas o Diário da China informou nesta sexta-feira, que estavam a bordo 336 pessoas, entre passageiros e tripulantes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;