Internacional Titulo
Engenheiros militares cubanos participaram da Guerra do Vietnã
Da AFP
02/05/2005 | 15:31
Compartilhar notícia


O coronel cubano Roberto León contou que engenheiros militares cubanos participaram da ampliação da famosa rota Ho Chi Minh em plena Guerra do Vietnã contra os Estados Unidos (1965-1975). León liderou um grupo de 23 construtores militares cubanos e cerca de 50 vietnamitas que trabalharam nesse sistema de vias secretas durante sete meses.

A rota Ho Chi Minh era uma rede de estradas e túneis que se estendia por mais de 16 mil quilômetros escondida no meio da selva, permitindo o avanço para o sul das tropas vietnamitas em sua luta pela reunificação do país, e contou com o apoio de Cuba a partir de 1973.

O militar da reserva lembrou que a construção do caminho entre o norte e o sul começou em 1959 e durou 15 anos. Mas foi em setembro de 1973, durante a visita do presidente Fidel Castro à frente Sul vietnamita, que as autoridades do país pediram o treinamento de técnicos, equipes e instrutores para ampliá-lo.

A chegada por via marítima dos equipamentos de construção comprados por Cuba no Japão aconteceu em outubro de 1974 e, depois de percorrer 250 km de caminhos destruídos pelos bombardeios americanos, começaram as obras de pavimentação da estrada.

León lembra que até o final de abril de 1975, seus discípulos e subordinados pavimentaram 2.420 m de estrada, 1.710 m entre cordilheiras de montanhas de difícil acesso.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;