Nacional Titulo
Funcionário do Incra é acusado de favorecer fazendeiros
Do Diário do Grande ABC
23/06/2000 | 16:01
Compartilhar notícia


O superintendente do Instituto Nacional de Colonizaçao e Reforma Agrária (Incra) no Sul do Pará, Vitor Hugo da Paixao Melo, é acusado de favorecer fazendeiros da regiao em processos de desapropriaçao de terras, empreiteiras na construçao de casas em assentamentos, além de prefeituras na distribuiçao de recursos do órgao para obras de infra-estrutura nas áreas ocupadas por lavradores e suas famílias.

Um dossiê com as denúncias, formuladas pela Federaçao dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagri), Comissao Pastoral da Terra (CPT), Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SPDDH) e Uniao Nacional dos Seringueiros, foi enviado nesta quinta-feira ao presidente do Incra, Orlando Muniz.

"Há tempos que estamos alertando a direçao do Incra para essas irregularidades, mas nenhuma providência é tomada", afirmou o coordenador da CPT em Marabá (PA), José Batista Afonso. "O dinheiro da reforma agrária está sendo usado em favorecimentos políticos para que o superintendente se mantenha no cargo", emendou o diretor da Fetagri na regiao, Joao Batista Santos da Silva.

Defendendo-se das acusaçoes, Melo disse que os autores do dossiê demonstram uma intolerância em relaçao a ele. "Antes, eu imaginava que eles tinham alguma coisa contra a minha administraçao, mas, agora, vejo que é tudo questao pessoal." O superintendente disse que os critérios da superintendência para desapropriar fazendas, realizar obras ou construir residências nos assentamentos sao "puramente técnicos". Ele acusou os que assinaram o dossiê contra ele de serem "inimigos dos prefeitos da regiao e candidatos nas próximas eleiçoes".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;