Internacional Titulo
EUA: jovem que retirou parte do cérebro passa bem
Do Diário do Grande ABC
15/07/1999 | 15:23
Compartilhar notícia


Está passando bem a norte-americana que se submeteu a uma cirurgia, nesta quarta-feira, de ablaçao parcial do cérebro. Ela poderá voltar a ter uma vida mais ou menos normal, segundo a porta-voz do centro de infância e adolescência do hospital Johns Hopkins de Baltimore (Maryland, nordeste). "Os médicos estao otimistas", explicou, precisando que "o período de convalescença será longo".

Os cirurgioes retiraram o hemisfério esquerdo do cérebro de Amber Ramírez, de 15 anos, como parte de um tratamento da síndrome de Rasmussen, uma doença neuro-degenerativa.

Segundo os médicos, a adolescente deverá recuperar, pelo menos parcialmente, as funçoes de falar, ler e servir-se dos membros do lado direito.

A síndrome de Rasmussen, uma enfermidade extremamente rara, faz com que as células nervosas do cérebro desapareçam pouco a pouco, provocando, entre outros sintomas, convulsoes, na primeira etapa. As causas sao desconhecidas, e cerca de mil pessoas no mundo sao afetadas pela doença.

Amber Ramírez havia começado a ter convulsoes dolorosas aos nove anos.

O jornal USA Today cita nesta quinta o pai de um ex-doente, Nicky Armstrong. Ele conta que o filho de 18 anos joga beisebol e acaba de ingressar na Universidade depois de também ter feito uma cirurgia para a retirada de uma parte do cérebro, em 1992.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;