Nacional Titulo
Instituto Mauá oferece 1.340 vagas
Especial para o Diário
22/11/2005 | 08:57
Compartilhar notícia


As inscrições para o vestibular do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia podem ser feitas até o dia 5 de dezembro, pela internet ou direto no campus (Praça Mauá, 1, bairro Mauá, São Caetano). A taxa custa R$ 60 e as provas serão realizadas nos dias 10 e 11 de dezembro, das 8h30 às 12h30. A instituição oferece 1.340 vagas distribuídas pelos cursos de Administração, Engenharia (Alimentos, Elétrica, Mecânica, Controle de Automação, Civil, Química e Produção Mecânica) e Gestão (Marketing e Negócios). O campus ocupa área de 130 mil m2, onde estão instalados laboratórios, praça de alimentação, estacionamento gratuito, postos bancários, associação atlética, rede de computadores, biblioteca e centro de estágios e de pesquisas. A instituição mantém corpo docente composto de 235 professores, sendo 68 doutores, 72 mestres e 17 especialistas.

O primeiro ano do curso de Engenharia é básico e os alunos estudam, entre outras, a disciplina Introdução à Engenharia, onde podem vivenciar a profissão em módulos específicos para cada habilitação. ‘‘É importante poder conhecer outras áreas de atuação. A formação de engenheiro é bastante ampla e isso permite que eu possa atuar em vários segmentos profissionais’’, afirma o aluno do 1º ano de Engenharia, Rodrigo Camargo Pacheco, de 18 anos. O estudante lembra da infância vivida no interior paulista ao falar sobre a decisão pela carreira. ‘‘Meu pai trabalha em uma usina de cana-de-açúcar e sempre me levava, quando criança, para visitar a fábrica. Criei gosto pela profissão desde pequeno’’, conta o estudante, que optou pela área de Alimentos. Outro fator que o levou a esse segmento da carreira foi a aptidão que possui na cozinha. ‘‘Sempre tive um gosto especial por química, mas também gosto de desenvolver algumas experiências culinárias para amigos e familiares’’, confessa.

Convivendo em um ambiente tradicionalmente masculino, a estudante do primeiro ano de Engenharia Mecânica, Vanessa Cristina Perianes Chiari, também de 18 anos, não liga para as piadas nem para as brincadeiras habituais dos colegas. ‘‘Os homens costumam me olhar com curiosidade, mas tenho certeza do que quero. As brincadeiras são legais pelo fato de ajudar no relacionamento entre as pessoas, isso é normal’’, assegura. Vanessa tem uma paixão especial por automóveis, tanto que é piloto de kart e vai correr a edição deste ano das 500 Milhas da Granja Vianna. ‘‘Esse é um dos motivos que me levaram a escolher a Engenharia Mecânica. De certa forma, essa minha experiência com o kart vai me servir de pré-estágio para a carreira. Não tenho problemas de essa ser uma área extremamente masculina. Para ter uma idéia, na minha sala são 70 homens para apenas três mulheres’’, conta. No curso de Alimentos, em contrapartida, a proporção é de 10 homens para cada 60 mulheres. ‘‘É sempre bom estar onde as mulheres estão’’, brinca Rodrigo.

Química – Aline de Araújo Oliveira, de 19 anos, aluna do Singular Anglo e candidata ao curso de Engenharia Química no Instituto Mauá, informa que a escolha pela carreira aconteceu no começo deste ano, mas garante que o declínio pela área já existe há tempos. ‘‘Sempre procurei conversar com pessoas que atuam na Engenharia para saber como é o mercado de trabalho. Sobre a faculdade (Instituto Mauá de Tecnologia), falei com amigos que já estudam lá, portanto, tenho uma idéia de como são as aulas, os cursos e os professores’’, diz. Mais informações pelo telefone 0800-0193100 ou no site www.maua.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;