Internacional Titulo
Acordo desbloqueia portos espanhóis
Da AFP
27/10/2005 | 10:07
Compartilhar notícia


O Governo espanhol anunciou nesta quinta-feira um acordo com os pescadores em greve para acabar com o bloqueio que estes submetiam os principais portos do país para reivindicar o aumento das subvenções como compensação pela alta do combustível.

O bloqueio vinha paralisando os principais portos do litoral mediterrâneo espanhol (Barcelona, Tarragona, Valencia, Almería) e, desde quarta-feira, os portos bascos de Bilbao e Pesajes.

A ministra da Agricultura, Pesca e Alimentação, Elena Espinosa, disse que o acordo para liberar os portos havia sido obtido após 18 horas de negociações com a Federação das Confrarias de Pescadores Espanhóis.

O Governo subvencionará com 9,5 centavos de euros cada litro de óleo diesel consumido pelos barcos de pesca, o que representa um aumento de 60% das subvenções de seis centavos por litro do combustível, concedidas até o momento.

Em contrapartida, a Federação se comprometeu a desbloquear os portos paralisados desde o começo da semana por barcos de pescadores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;