Economia Titulo
Indicador de confiança do empresário volta a cair em julho
22/07/2010 | 07:29
Compartilhar notícia


O Icei (Índice de Confiança do Empresariado Industrial) voltou a cair em julho e chegou a 63,4 pontos, segundo a CNI (Confederação Nacional da Indústria). Com a queda de 2,6 pontos na comparação com junho, o indicador recuou para o nível mais baixo desde outubro de 2009. Em relação a janeiro deste ano, a queda na confiança dos empresários já é de 5,3 pontos.

A menor confiança medida pela CNI no mês foi generalizada, atingindo os três segmentos industriais considerados na pesquisa realizada com mais de 1,6 mil empresas. O índice referente à indústria extrativa recuou 2,9 pontos em relação a junho, a indústria de transformação registrou queda de 2,8 pontos e a construção civil teve variação negativa de 2,2 pontos.

Entre os 26 setores da indústria de transformação pesquisados, 21 demonstraram piora no indicador, com destaque para os setores de couro e artefatos, papel e celulose, edição e impressão, química, limpeza e perfumaria e metalurgia básica.

O Icei mede a avaliação do empresariado quanto às condições atuais de seus negócios e da economia do País, além das expectativas para os próximos seis meses. Pela metodologia aplicada, valores acima dos 50 pontos significam otimismo em relação a essas variáveis.

Apesar da queda do Icei, o otimismo dos empresários continua elevado na avaliação do gerente-executivo de pesquisa da CNI, Renato da Fonseca. Segundo ele, o resultado de 63,4 pontos que chegou ao nível mais baixo desde outubro do ano passado reflete a redução do ritmo de crescimento do setor. "Ainda assim, esse indicador está um pouco acima dos índices registrados no primeiro semestre de 2008, antes da crise econômica, que estavam em torno de 62 pontos", informou o economista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;