Internacional Titulo
Avião F-16 foi recordista americano na Guerra do Golfo
Do Diário OnLine
Com AFP
18/03/2003 | 19:06
Compartilhar notícia


O caça F-16 Fighting Falcon, avião de combate multifuncional, foi o aparelho que participou do maior número de missões de combate durante a Guerra do Golfo, em 1991.

Seu êxito em todo o mundo durante os últimos 27 anos incentivou a venda de quatro mil aparelhos a quase 20 países.

Construído pela Lockheed Martin, o F-16 custa US$ 25 milhões e está apto tanto para os confrontos aéreos como para os ataques a objetivos terrestres.

A aeronave foi desenhada em 1974 e entrou em operação cinco anos mais tarde. Durante a Guerra do Golfo, os F-16 realizaram 40% dos bombardeios aliados e lançaram quase 20 mil toneladas de explosivos.

O F-16 tem 14,8 metros de comprimento e envergadura de 9,8 metros. O avião é fabricado com um ou dois assentos.

Ele é capaz de voar a Mach-2 (o dobro da velocidade do som) e a uma altura de 12.200 metros, e dispõe de autonomia de vôo de 925 quilômetros.

Para atacar, possui um canhão-metralhadora de 20 milímetros, o canhão Vulcan M-61, e tem oito pontos de engate para foguetes AIM-7 Sparrow e mísseis ar-ar AIM-9 Sidewinder ou para armas com guia por satélite ou laser.

Atualmente, um total de 1.400 F-16 estão a serviço dos Estados Unidos, o que representa 60% do poder aéreo do país.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;