Economia Titulo
Especialista critica elevadas tarifas de energia no Brasil
30/09/2010 | 07:10
Compartilhar notícia


O presidente da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), Maurício Tolmasquim, criticou ontem as elevadas tarifas de energia no País e afirmou que isso terá que ser revertido no futuro governo. "É preciso uma ampla discussão no Congresso Nacional para rever nossas tarifas atuais, que são muito elevadas",disse em palestra durante o 7º Enase (Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico). Tolmasquim atribuiu o principal peso das tarifas aos encargos tributários que recaem sobre ela.

"O ganho de competitividade que existe no Brasil com a existência de um grande número de hidrelétricas é perdido com o elevado ICMS cobrado sobre a energia", comentou, lembrando que a questão é "difícil de se resolver" porque envolve todos os Estados.

"É preciso achar outra fonte que substitua a renda vinda do ICMS", afirmou. Ele lembrou que o custo da geração de energia hidrelétrica é decrescente, já que há anos os leilões privilegiam a modicidade tarifária, mas acrescentou que o País abre mão desta vantagem em nome da arrecadação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;