Nacional Titulo
Fumo causa artrite
23/06/2011 | 00:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


Os males provocados pelo fumo são conhecidos. Mas que a fumaça do cigarro estimula o sistema de defesa a destruir as articulações devido a uma falha no funcionamento da TH 17 (célula do sistema imunológico que fica enfraquecida quando em contato com a fumaça) é mais um motivo para que fumantes abandonem o hábito. Como se sabe a destruição das articulações provoca a artrite reumatoide, doença que causa dores e rigidez nas mãos, joelhos e pés e pode levar a incapacitação da função dos membros afetados.

O dano causado pela fumaça do cigarro na artrite reumatoide foi apontada a partir de uma pesquisa inédita realizada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (Universidade de São Paulo). Os pesquisadores acreditam que o resultado do estudo pode alavancar mais pesquisas com o objetivo de amenizar e/ou suprimir os sintomas provocados pela artrite reumatoide.

Enquanto isso não acontece, que tal reduzir ou abandonar o cigarro de vez?

Por Yasmin Barcellos




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;