Internacional Titulo
Pfizer oferece remédio contra doença associada à AIDS
Do Diário do Grande ABC
04/04/2000 | 11:46
Compartilhar notícia


A Pfizer, gigante americana da indústria farmacêutica, se ofereceu para fornecer gratuitamente a milhares de sul-africanos o remédio contra uma forma de meningite associada ao vírus da AIDS. Na segunda-feira a Pfizer informou à ministra sul-africana da Saúde, Manto Tshabalala-Msimang, que estava pronta a fornecer fluconazola, distribuída sob o nome comercial de Diflucan, aos sul-africanos que sofrem de uma forma de meningite que atingue 10% dos portadores do vírus HIV.

``Isso nunca aconteceu na história do combate à AIDS', ressalta Mark Heywood, porta-voz da Campanha de Açao pelo Tratamento da AIDS, uma organizaçao nao-governamental (ONG) que milita pela queda no preço dos remédios.

Atualmente, os doentes tomam dois comprimidos do remédio por dia, ao custo de 76 rands (aproximadamente R$ 3) diários, o que deixa o tratamento fora do alcance da maior parte dos cerca de 350 mil sul-africanos afetados pela doença.

O Ministério da Saúde da Africa do Sul ainda nao divulgou sua posiçao em relaçao à oferta da Pfizer.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;