Nacional Titulo
Cinema tem amianto removido no RJ
Do Diário do Grande ABC
24/03/2000 | 17:48
Compartilhar notícia


O cinema Leblon 2, um dos mais tradicionais da zona sul do Rio, interditado desde novembro do ano passado por causa do risco de contaminaçao por amianto anfibólio, será reaberto na quarta-feira, com a pré-estréia do filme Bossa Nova, de Bruno Barreto.

A decisao de fechar e isolar a sala foi tomada pela Secretaria da Saúde depois que a Fundaçao Oswaldo Cruz (Fiocruz) confirmou o uso de material tóxico no revestimento térmico e acústico, que havia sido revelado em julho.

A remoçao do produto foi executada durante a madrugada, para evitar a exposiçao da populaçao às fibras do amianto - o custo da reforma foi de R$ 500 mil.

Estudos indicam que o contato prolongado por inalaçao com o amianto anfibólio - proibido no país desde 1995 - pode causar perda da capacidade respiratória e até câncer no pulmao, mas a doença levaria até 20 anos para manifestar-se.

Os seis operários que trabalharam na retirada da substância serao acompanhados durante 30 anos pelo Sistema Unico de Saúde (SUS).

Denúncia - O amianto foi aplicado no Leblon 2 no início da década de 80, por meio de jateamento do produto Limpet (composto pela substância), conforme denúncia feita por um ex-funcionário da Indústria Brasileira de Isolantes Térmicos Temporal S/A.

A empresa, que faliu em 1994, era responsável pela utilizaçao do Limpet no país.

O processo sobre o caso foi encaminhado ao Ministério Público Federal, que apura a informaçao de que o Limpet teria sido utilizado também em duas igrejas da zona sul e em um prédio comercial do centro do Rio.

A coordenadora do Programa Estadual de Saúde do Trabalhador, Fátima Ribeiro, disse que a Secretaria abriu mao da multa que seria aplicada ao Grupo Severiano Ribeiro - que administra o cinema - porque a empresa apresentou um plano "seguro" de reforma.

O trabalho foi acompanhado pela fiscal do Ministério do Trabalho Fernanda Giannasi e pela Associaçao Brasileira do Amianto (Abra). O cinema será aberto para a imprensa, depois de cinco meses de interdiçao, na segunda-feira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;