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Sandero muda e fica mais barato
Wagner Oliveira
Enviado a Florianópolis
11/05/2011 | 07:26
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Divulgação


O melhor do Renault Sandero não está no seu novo visual externo nem no acabamento interno. Está no preço. A montadora sediada em São José dos Pinhais (PR) conseguiu a proeza de remodelar o hatch compacto e reduzir o preço em todas as versões. Isso em tempos de inflação em alta!

Os descontos variam de R$ 990, na versão de entrada Expression, até R$ 3.090, na aventureira Stepway. A estratégia visa ampliar as vendas do veículo em 20% neste ano e fazê-lo segurar a posição conseguida em abril de estar entre os dez mais vendidos do mercado brasileiro - posto nunca antes alcançado pela Renault em sua trajetória de 13 anos no Brasil. Certamente também é uma resposta à chegada do JAC J3, rival com preço competitivo e bem equipado.

Se antes o custo-benefício jogava a favor do Sandero - modelo que representa mais de 40% das vendas na Renault - agora ficou melhor ainda. Para seguir conquistando consumidores, a montadora atacou pontos que considera importantes na reestilização: nível de equipamentos, acabamento interno, praticidade, ergonomia e visual exterior. O resultado ficou agradável, mas não tem nada de excepcional.

As mudanças estéticas externas ficaram mais perceptíveis no Stepway. A dianteira tem novos faróis com máscara negra, grade frontal e para-choques mais encorpados - conjunto semelhante ao do sedã Fluence. Na traseira, a logomarca foi deslocada para o centro da tampa para alinhar o estilo do carro ao novo padrão de identidade da Renault.

Maiores, as entradas de ar laterais foram influenciadas por modelos da Renault vendidos na Europa. Os amplos faróis - que avançam sobre o capô e para-lamas - reforçam o aspecto de carro francês, exagerado para alguns, interessante para outros. Com nova moldura interna, o conjunto ótico embute as luzes indicativas de direção mais próximas à grade. A versão Privilège se diferencia ainda pelo acabamento cromado na grade frontal e nos faróis de neblina.

Para reforçar as demais versões, a montadora buscou como upgrade oferecer - como item opcional desde a versão de entrada -, sistema de som digital, com entrada USB/iPod, leitura MP3, WMA e bluetooth. Para quem leva este item em conta, certamente é uma vantagem na hora de rechear o carro.

No acabamento interno, destaque para novas texturas de plástico no painel e acabamento de portas, novos tecidos e grafismos no assentos.

No painel, o cromado misturado ao preto brilhante dá novos contornos a mostradores de velocidade e conta-giros, além de detalhes no console. Esses novos elementos melhoraram um pouco o acabamento espartano que caracterizava o Sandero, principalmente nas versões mais básicas.

Já o quesito praticidade foi melhorado com a colocação de uma alavanca embaixo do banco do motorista para a abertura da tampa de combustível, além do reposicionamento dos comandos dos vidros elétricos do painel para a porta do motorista. Para oferecer melhor ergonomia, o veículo passa a contar com ajuste de altura do volante.

Desempenho continua o mesmo

Na direção, o Sandero 2012 continua a mesma coisa. Ou seja, também não é nada de excepcional. Seu mérito continua em ser hatch com bom custo-benefício e espaço interno interessante - seu porta-malas de 320 litros é, sem dúvida, um atrativo. É bom na cidade, mas nem tanto na estrada, principalmente, quando é equipado com motor 1.0.

A motorização também continua a mesma e varia conforme as configurações. Versão de entrada, a Authentique tem motor 1.0 16V Hi-Flex. Rende 76 cv (gasolina) e 77 cv (etanol) a 4.500 rpm. São 9,9 mkgf de torque com gasolina no tanque e 10,1 mkgf com etanol, sendo que 80% do torque já está disponível a 1.500 rpm. Oferecida por R$ 28,7 mil (R$ 990 a menos que o preço anteriormente praticado), a Authentique deverá representar 20% do mix de vendas.

A Expression deverá responder pela maior parte do volume de vendas do modelo (50%) em duas opções de motor: 1.0 16V Hi-Flex e 1.6 8V Hi-Torque. O motor 1.6 8V gera 92 cv de potência com gasolina e 95 cv com etanol. A principal característica é o torque de 13,7 mkgf (g) e 14,1 mkgf (e) a 2.850 rpm. Será oferecida por R$ 35 mil.

Com pacote de itens, que inclui ar-condicionado, direção hidráulica com regulagem de altura, retrovisores, vidros e travas das portas e do porta-malas elétricos, além de rádio com CD player/MP3 integrado ao painel, a Privilége conta com motor 1.6 8V. Custará R$ 40 mil.

Topo de linha, a aventureira Stepway conta com motor 1.6 16V Hi-Flex, cuja velocidade máxima é de 181 km/h (gasolina) e 184 km/h (etanol). A versão deverá responder por até 20% das vendas e agora tem preço de R$ 42.690 - R$ 3.090 abaixo da linha anterior.

Também como um esforço junto ao consumidor, a Renault quer fazer valer a estratégia de três revisões para o Sandero em três anos de garantia - contra seis revisões da concorrência. Com isso, a revisão do carro será de R$ 0,77 ao dia - uma das mais baratas. Isso se conseguir convencer a sua rede a não praticar a empurroterapia, ou seja, oferecer serviços que os clientes não precisam e implicam sempre em maiores gastos.

 




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