Cultura & Lazer Titulo
Livro ajuda a sentir prazer
Gislaine Gutierre
Da Redaçao
20/06/1999 | 16:35
Compartilhar notícia


Acreditar que é a própria pessoa quem se coloca longe dos prazeres da vida pode ser uma teoria difícil de aceitar. Mas é justamente isso que a psicóloga Stella Resnick diz em seu livro A descoberta do prazer, lançado no Brasil pela editora Cultrix (262 páginas, R$ 27) e no qual ela explica por quais caminhos a pessoa foge de sua própria felicidade.

Stella começou a estudar as raízes do prazer nos anos 70. Em 1978 publicou seu primeiro artigo sobre o tema. De lá para cá, suas pesquisas nao pararam. Hoje membro da American Psychological Association, da Society for the Scientific Study of Sexuality e da Association for Humanistic Psychology, Stella defende a idéia de que quando as pessoas nao aproveitam totalmente suas vidas e seus amores, isso se deve ao fato de estabelecerem um teto fixo de quanto prazer podem suportar.

O primeiro inimigo que a autora tenta derrubar é o conceito de que o prazer é uma brincadeira, diversao ou fuga da realidade, e nao um fim em si mesmo. E, dentro desse universo, ela destaca oito prazeres essenciais para a vida: o prazer original, primordial; o alívio da dor; os prazeres elementares da brincadeira e do bom humor; o prazer mental, o emocional, o sensual, o sexual e o espiritual.

Todos eles sao apresentados na primeira parte do livro, chamada Uma nova compreensao do prazer. O primeiro ponto que Stella aborda é a relaçao entre felicidade e prazer. O interessante é que ela descreve algumas situaçoes muito corriqueiras - e aparentemente inofensivas - em que pacientes seus anulam a própria oportunidade de viver o prazer. Ainda nesse capítulo a autora conta sua história de vida, recheada de frustraçoes até descobrir as razoes dessa infelicidade.

Antes de passar para a segunda parte - Os fundamentos do prazer -, a autora faz um questionário para que o próprio leitor analise se é um candidato a se comprazer na dor. E, nesse bloco, trata do prazer primordial, ensinando o primeiro passo para aprender a se entregar e relaxar; da transformaçao do sofrimento em prazer (o alívio); e de como ficar mais leve com o exercício da brincadeira e do riso.

A terceira parte - Os prazeres psicológicos - é dedicada à compreensao dos prazeres mentais e emocionais. E a quarta - A atualizaçao de todo o seu potencial de prazer - fala sobre como tornar-se mais sensual, como aquecer a paixao e sobre as alegrias de um espírito leve.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;