Política Titulo
Lula viaja hoje para os EUA para encontro do G-20 financeiro
21/09/2009 | 07:06
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca hoje para os Estados Unidos, onde participará da Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), em Nova York, além da reunião do G-20 Financeiro, em Pittsburgh.

Na ONU, Lula focará seu discurso na crise financeira e no combate às mudanças climáticas. Mesmo depois de um ano de crise, o presidente defenderá que os países continuem em alerta ao desenrolar do comportamento das economias e que não é hora de suspender as medidas anticíclicas.

Em relação às mudanças climáticas, Lula voltará a cobrar dos países ricos empenho na adoção de medidas contra as alterações do clima, além de defender a transferência de tecnologia para as nações mais pobres na preservação do meio ambiente.

A partir de quinta-feira, o encontro dos chefes de Estado e governo do G20 Financeiro, em Pittsburgh, será pautado por assuntos como regulação do mercado mundial, reforma dos organismos financeiros internacionais e o futuro modelo de crescimento.

Lula deve ressaltar a importância do G-20 para acalmar os mercados durante a crise financeira. O presidente reafirmará que o FMI e o Banco Mundial devem monitorar os países pobres, mas também as grandes potências econômicas.

Encontros de Lula com líderes de várias nações estão agendados. O presidente fica nos Estados Unidos até o dia 25. Depois, segue para a Venezuela.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;