Internacional Titulo
Brasil vai doar R$ 10 milhões ao Haiti
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
13/01/2010 | 08:52
Compartilhar notícia


Por determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva serão enviados US$ 10 milhões como ajuda humanitária para o Haiti, que foi destruído por um terremoto de 7,0 de magnitude na terça-feira. Pelo menos cinco brasileiros, entre eles quatro militares e a médica Zilda Arns, morreram no desastre.

De acordo com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, a situação causada pelo terremoto é gravíssima e o governo brasileiro está analisando a melhor forma de contribuir com uma ajuda humanitária urgente.

"Estamos ante uma tragédia de grandes proporções. A situação no Haiti é gravíssima e estamos agora fazendo uma avaliação das necessidades e prioridades para o povo haitiano. É uma tragédia de proporções ainda não totalmente avaliadas", afirmou ainda.

Amorim recordou que, além dos militares brasileiros que formam a Minustah (Missão de Estabilização da ONU no Haiti), se encontravam em Porto Príncipe inúmeros cidadãos brasileiros, funcionários da ONU e de ONGs.

A colônia brasileira no Haiti é formada por 1.310 pessoas, sendo 1.266 militares, que atuam em várias áreas de segurança à engenharia e atendimento de saúde.

"Estamos muito preocupados com os brasileiros lá, tanto civis como os militares, mas também com a situação geral do povo haitiano", afirmou, acrescentando estar em contato com o subsecretário adjunto dos EUA para a América Latina, Arturo Valenzuela, e que pretende conversar com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

De acordo com Amorim, a principal dificuldade agora para enviar ajuda humanitária é a precária condição em que ficou o aeroporto da capital, e por isso estuda a possibilidade de levar essa ajuda até a vizinha República Dominicana e de lá fazê-la chegar ao Haiti.

Ainda segundo o chanceler brasileiro, o prédio da Embaixada do Brasil sofreu sérios abalos, mas não houve vítimas entre os funcionários brasileiros.

Informações - No Itamaraty, já está em operação sala de crise sobre o Haiti, com funcionamento 24 horas, sob a coordenação do embaixador Marcos Vinícius Pinta Gama.

Para receber informações referentes a cidadãos brasileiros no Haiti é preciso ligar no Núcleo de Assistência a Brasileiros, nos telefones: (061) 3411.8803/ 8805 / 8808 / 8817 / 9718 ou 8197.2284.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;