Internacional Titulo
Marrocos pede que Conselho de Segurança da ONU pressione Israel
Das Agências
09/04/2002 | 15:33
Compartilhar notícia


Marrocos solicitou nesta terça-feira que o Conselho de Segurança da ONU use todos os instrumentos legais para obrigar Israel a acatar as resoluções que exigem o fim do bloqueio ao líder palestino, Yasser Arafat.

"Temos instrumentos legais na Carta das Nações Unidas para requerer que Israel respeite todas as resoluções do Conselho", disse o embaixador do Marrocos na ONU, Mohamed Bennouna, ao Conselho de Segurança, após retomado o debate sobre o Oriente Médio.

O Artigo 41 da Carta autoriza o Conselho a impor sanções a qualquer país que não cumprir suas resoluções, e o Artigo 42 o habilita a ordenar o uso da força se as sanções forem inadequadas. Bennouna não citou diretamente as sanções ou o uso da força, mas disse que o Conselho deve usar os instrumentos legais de que dispõe.

Ao se referir à presença no Marrocos do secretário de Estado americano, Colin Powell, Bennouna disse que "o Conselho está em posição de dar seu apoio ao sucesso da missão de Powell, usando todos os instrumentos legais de que dispõe". Deve pressionar Israel a "levantar o bloqueio imposto a Arafat, pôr fim imediatamente ao banho de sangue, e se retirar das cidades palestinas que está ocupando ilegalmente".

O embaixador do sultanato de Omã, Fuad Mubarak al-Hinai, também pediu ao Conselho que "tome todas as medidas punitivas contra Israel".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;