Política Titulo
S.Bernardo fará 1ª reunião do Parlamento Metropolitano
Havolene Valinhos
Do Diário do Grande ABC
17/06/2011 | 07:45
Compartilhar notícia


São Bernardo será primeira cidade entre os 39 municípios que compõem o Parlamento Metropolitano - lançado no início de maio na Assembleia - a sediar o encontro dos Legislativos, que ocorrerá na segunda-feira, das 13h às 19h na Câmara.

O presidente da Casa, Hiroyuki Minami (PSDB), convidou os 547 vereadores que representam a Região Metropolitana e vibrou com a tarefa de ser o anfitrião do evento. O Parlamento Metropolitano tem o objetivo de tentar fortalecer as ações dos vereadores e dar mais visibilidade às necessidades legislativas. "As cidades da região têm os mesmos problemas. O objetivo é eleger modelo consensual e encaminhar para os órgãos competentes como a Prefeitura."

Na ocasião, serão debatidos temas como a formulação de política municipal de resíduos sólidos. "Vamos pensar na solução para o problema do lixo até 2014. Para isso, procuradores e assessores jurídicos farão minuta do que é possível ser realizado." Outra palestra é a intitulada responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos. "Será discutido o papel de cada setor. Por exemplo, uma fábrica de refrigerantes o que faz com as garrafas PETs? O produtor tem que ter responsabilidades."

Haverá ainda duas apresentações: uma sobre a experiência prática da recuperação de cursos de água e a segunda sobre ouvidoria. E, para finalizar, os deputados federais William Dib (PSDB) e José de Filippi Júnior (PT) participarão de mesa-redonda sobre reforma política. "Tentamos trazer mais polêmica ao debate convidando o presidente nacional do PT, o deputado estadual Rui Falcão e o ex-governador da Capital José Serra (PSDB). Porém, não foi possível por conta das agendas de ambos."

O comandante do Legislativo afirmou que os deputados terão a incumbência de esclarecer o que vem sendo tratado sobre o assunto na Câmara dos Deputados. "Estamos apreensivos para saber quais serão as propostas."

Minami acredita que os esforços do Parlamento se transformarão em ações. Ele citou que em visita à região, nesta semana, o governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), realçou a importância de os vereadores serem ouvidos. "Estamos na linha de frente e mais pertos da população", disse Minami. 

TRANSPARÊNCIA

Minami salientou que seu mandato como líder do Legislativo tem como marca a busca incessante de aproximar o munícipe do dia a dia da Casa. "Todas as quartas-feiras temos recebido a população e catalogado as demandas." O tucano destacou a intenção de criar ouvidoria e implantar totens (espécie de terminal eletrônico) para facilitar o atendimento nos gabinetes. "A Câmara de Vereadores deve estar pautada nesse atendimento. Os vereadores de São Bernardo têm tido presença maciça nas reuniões para receber as comunidades."

Quanto à TV Câmara, idealizada pelo ex-presidente do Legislativo Otávio Manente, que morreu no início de abril, não deve sair do papel tão cedo. Minami ainda estuda a viabilidade do projeto e até produção interna, mas sem prazo para início.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;