Economia Titulo
Kia suspende planos de instalar fábrica no Brasil
Do Diário do Grande ABC
13/04/1999 | 16:02
Compartilhar notícia


Os planos de instalaçao da fábrica da Kia Motors do Brasil, em Itu (SP), estao suspensos. Segundo o presidente da companhia, José Luiz Gandini, as negociaçoes estao paralisadas desde que a Hyundai assumiu o controle acionário da coreana Kia.

Gandini explicou que a Hyundai tem planos de instalar duas outras fábricas na Bahia, uma delas da Asia, também controlada pela impressa. "Nao tenho condiçoes de voltar a discutir a sobre a fábrica da Kia nesse momento", afirmou Gandini, que é também presidente da Associaçao Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva).

A Kia Motors do Brasil chegou a anunciar um investimento de US$ 50 milhoes para produzir o caminhao Bongo na fábrica de Itu. A empresa chegou a comprar a área de instalaçao da fábrica e já havia iniciado estudos para a produçao do veículo.

Gandini ressaltou, entretanto, que a Kia mantém o interesse na instalaçao. "A nossa meta é ter realmente uma fábrica no Brasil", afirmou.

A Kia Motors do Brasil vendeu 660 unidades de veículos no país em março, um crescimento de 560% em relaçao a fevereiro, quando foram comercializadas 100 unidades.

A importadora registrou queda de 61,3% nas vendas do primeiro trimestre, quando foram comercializadas 1140 unidades este ano contra 2947 em 98.

Em março, a importadora iniciou a comercializaçao do hatch Shuma. Em abril, a Kia disponibiliza ao público a minivan Carnival e a perua Clarus Wagon.

"Com a entrada do Carnival e do Clarus Wagon, aliada à nova política de preços, resultado de exaustivas negociaçoes com a exportadora, a Kia Motors do Brasil já prevê alcançar 900 unidades em abril", acredita o presidente da importadora.

Citroen - A Citroen fechou o primeiro trimestre do ano com um crescimento de 125% nas vendas em relaçao ao mesmo período do ano anterior. Foram comercializadas 1.528 unidades contra 680 veículos no primeiro trimestre de 98. Segundo Sérgio Habib, representantes exclusivo da Citroen no Brasil, o bom desempenho reflete o resultado das campanhas promocionais do Xsara, carro-chefe da marca.

Em março, a Citroen comercializou 516 unidades, resultado 25% superior ao das vendas de fevereiro e 145% maior que o do mesmo mês de 98 (210 unidades), em razao principalmente do desempenho do Xsara, lançado em maio do ano passado e responsável por 80% das vendas da marca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;