Internacional Titulo
Sírios escolhem filho de Assad para a presidência
Do Diário do Grande ABC
10/07/2000 | 17:43
Compartilhar notícia


Um mês depois da morte do presidente Hafez Assad, seu filho Bashar deu nesta segunda-feira o último passo para se tornar seu sucessor apresentando-se como candidato único em um referendo nacional presidencial.

O resultado da votaçao nao deve apresentar surpresas. Em referendos anteriores sobre Hafez Assad, todos preparados pelo partido único Baath, havia entre 99,6 e 99,9% de votos favoráveis.

Nesta terça-feira, o parlamento se reúne para aprovar os resultados e a cerimônia de juramento está marcada para o próximo dia 17.

Cerca da metade dos 19 milhoes de habitantes da Síria podem votar, assinalando um círculo verde para o 'sim' e um cinza para o 'nao'. Alguns sírios, em vez de usarem caneta, marcam seu voto com sangue, que tiram do polegar usando agulhas fornecidas pelos funcionários das mesas eleitorais.

Muitas eleiçoes sírias foram motivo de júbilo, sendo marcadas por música e dança. Mas, desta vez, o país ainda está no período de 40 dias de luto pela morte de Hafez Assad.

O referendo é o último passo do processo político preparado por Hafez Assad para garantir que seu sucessor fosse Bashar, um oftalmologista com pouca experiência política, designado depois da morte de seu irmao mais velho, o herdeiro político do pai.

Horas depois da morte de Assad, em 10 de junho, o parlamento reformou a constituiçao para reduzir a idade mínima do presidente de 40 para 34 anos, a idade de Bashar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;