Nacional Titulo
Ambientalistas embargam obras em caverna da BA
Do Diário do Grande ABC
13/03/2000 | 16:03
Compartilhar notícia


Ambientalistas da Chapada Diamantina conseguiram embargar obras de urbanizaçao que poderiam pôr em risco o Poço Encantado, uma das cavernas mais belas da Bahia, no município de Itaetê. A prefeitura de Itaetê e o Departamento de Estradas e Rodagens da Bahia (Derba) decidiram construir um estacionamento e ampliar a escada de acesso à caverna pelo fato do Poço Encantado atrair grande número de turistas. Mas nenhum estudo de impacto ambiental foi feito antes da obra, o que levou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a embargá-la no final do mês passado.

O presidente da Comissao de Proteçao do Meio Ambiente da Assembléia Legislativa da Bahia, Rui Macedo (PSDB), disse nesta segunda-feira que a trepidaçao das máquinas no terreno destinado à construçao do estacionamento, em área em cima da caverna, era séria ameaça às formaçoes de rochas do Poço Encantado. "Felizmente a obra foi paralisada antes que algum dano fosse causado, conforme a vistoria dos ambientalistas", disse Macedo, lamentando a falta de zelo por um monumento da natureza.

O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) proíbe qualquer tipo de intervençao num raio de 250 metros no entorno das cavernas brasileiras. Pelo projeto no Poço Encantado, seria colocada uma escada de cimento com dois metros de largura, (em substituiçao à atual de dormentes de madeira) entre a área de estacionamento e a entrada da gruta, mas essa parte nem chegou a ser iniciada. De acordo com o Ibama, somente após um estudo detalhado sobre o impacto ambiental que as obras causarao à caverna é que vai se analisar a possibilidade do embargo ser suspenso.

A caverna é conhecida como Poço Encantado por causa de suas águas cristalina, com tonalidade de azul entre os meses de maio e junho por causa da passagem de raios de sol por uma abertura na formaçao rochosa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;