Internacional Titulo
Coréia do Sul atrasa acordo de reforma de financiamento da ONU
Das Agências
23/12/2000 | 16:00
Compartilhar notícia


A súbita resistência da Coréia do Sul atrasou neste sábado a aprovaçao de um acordo para ajuste do financiamento da ONU ao fazer exigências de última hora que ameaçavam um projeto alcançado com dificuldade, que reduziria o volume dos pagamentos dos Estados Unidos ao organismo.

Os delegados de 189 países confiavam em concretizar um acordo nas próximas horas, antes das comemoraçoes do Natal.

Antes do amanhecer, o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, telefonou para o presidente sul-coreano Kim Dae-jung, enquanto a secretária de Estado americana Madeleine Albright conversava com o chanceler Lee Joung-binn.

O embaixador americano na Coréia do Sul, Stephen Bosworth, o embaixador dos EUA na ONU, Richard Holbrooke, e vários líderes europeus se uniram também na busca de uma soluçao, segundo fontes dos Estados Unidos e da ONU.

Até sexta, os Estados Unidos pareciam ter vencido a batalha para reduzir sua contribuiçao para o orçamento da ONU, um dos temas principais das reformas financeiras do organismo.

Isso, depois que o magnata dos meios de comunicaçao Ted Turner ofereceu US$ 34 milhoes para diminuir a diferença entre a cota americana no orçamento da ONU para 2001 e a verba que o Congresso americano aprova para esse fim.

Mas, inesperadamente, os sul-coreanos anunciaram que nao concordariam com as resoluçoes, a menos que certas condiçoes fossem atendidas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;