Internacional Titulo
Morre aos 104 anos o italiano que escalou o K2 no Himalaia
Das Agências
13/12/2001 | 16:08
Compartilhar notícia


O geólogo e explorador italiano Ardito Desio, líder da expedição que em 1954 conquistou o segundo maior cume do mundo, K2, no Himalaia, morreu aos 104 anos, informaram esta quinta-feira seus parentes.

Chamado de "César do Himalaia", Desio, nascido a 18 de abril de 1897 em Palmanova, perto de Udine (norte), realizou várias expedições e escaladas de montanhas durante sua vida.

O cientista italiano era o chefe da expedição que permitiu aos montanhistas italianos Achille Compagnoni e Lino Lacedelli conquistar no dia 31 de julho de 1954, pela primeira vez na história, o K2, um dos principais cumes do Himalaia, na serra de Karakorum, a 8.611 metros de altura, depois de quatro tentativas.

Ardito Desio participou em 1987 de várias expedições para medir o Everest e o K2, e instalou em 1990 um laboratório científico no Everest, a 5.050 metros, o mais alto do mundo.

Poucos meses depois de ter festejado seu 104 aniversário, quebrou o fêmur, no dia 23 de julho, depois de uma queda enquanto estava de férias na Toscana. Logo depois foi operado em Roma.

O funeral será realizado sexta-feira na catedral de Palmanuova.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;