Internacional Titulo
Espiao inglês bebe e perde computador com dados secretos
Do Diário do Grande ABC
29/03/2000 | 15:41
Compartilhar notícia


Um espiao britânico do serviço secreto ficou embriagado e perdeu seu computador portátil (laptop) com informaçoes confidenciais do governo. O jornal inglês The Sun afirmou que, no dia 03 de março, o agente secreto ingeriu bebidas alcoólicas no bar Rebato's, próximo ao quartel-general do MI6 em Londres, e pegou um táxi para voltar para casa, e que ele só deu falta do computador no dia seguinte.

O caso foi considerado como gravíssimo pelos chefes do serviço secreto, "Uma coisa dessas abala a imagem de nossa operaçao", afirmou o parlamentar conservador Tom King, ex-ministro da Defesa britânico.

O aparelho continha a lista dos agentes britânicos no exterior e detalhes do programa de treinamento dos espioes. É a segunda vez que um agente secreto perde um computador com informaçoes do governo, o primeiro caso ocorreu com um agente do MI5.

No último dia 9, o governo, com o objetivo de recuperar o laptop, publicou um anúncio anônimo nos jornais oferecendo uma recompensa para quem devolvesse a máquina. O computador só foi recuperado sete dias depois de divulgaçao da notícia.

O especialista em serviços de segurança Chris Dobson, afirmou que o caso pode nao ter sido coincidência. "O Rebato's fica muito perto da sede do MI6. Ele foi escolhido como alvo", disse.

O The Sun ainda afirma que, uma fonte ligada ao MI6 disse que há uma relaçao entre o sumiço do computador e a prisao de um policial do serviço secreto britânico na Rússia. No dia 15 de março, um dia antes do laptop ter sido encontrado, a polícia russa descobriu uma operaçao de espionagem inglesa, que tinha como alvo o governo de Moscou, e prendeu um russo que trabalhava como espiao para Londres.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;