Economia Titulo
Declaração da Volks repercute no mundo
Adriana Mompean
Do Diário do Grande ABC
22/08/2006 | 22:33
Compartilhar notícia


A notícia de que a Volkswagen ameaça fechar sua fábrica em São Bernardo foi destaque ontem e na segunda-feira em vários veículos de comunicação e sites de notícias na internet de todo o mundo.

As versões digitais dos jornais americanos The New York Times e The Washington Post publicaram um artigo intitulado Volkswagen Says May Close A Factory in Brazil (Volkswagen diz que pode fechar fábrica no Brasil), fornecido pela agência internacional de notícias Reuters.

A matéria diz que como os outros fabricantes de carros instalados no Brasil, a Volkswagen sofre há dois anos com a valorização do real perante o dólar, o que dificultaria as exportações das montadoras, um dos principais pilares de lucratividade destes fabricantes.

O artigo menciona que a Volks quer implantar um plano de reestruturação no país, fato que não é aceito pelos trabalhadores, já que esta medida irá resultar no corte de milhares de postos de trabalho. Isto faria com que a empresa fechasse uma de suas plantas, a Anchieta, localizada em São Bernardo.

Os jornais americanos também citam o gerente corporativo de Relações Trabalhistas, Nilton Junior que declarou que “é imperativo que a planta da Anchieta receba novos investimentos para produzir novos modelos”. Entretanto, o executivo ressalta que se isso não se tornar realidade, será preciso “reduzir ainda mais o número de trabalhadores do que o anunciado anteriormente (em julho, a fabricante alemã disse que cortaria entre 4 mil e 6 mil postos de um total de 21 mil no país).

A matéria também cita que a fábrica Anchieta emprega atualmente 12 mil pessoas e que está localizada na área industrial onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ganhou notoriedade como sindicalista.

A crise da Volks também foi notícia da agência internacional France Presse, que é fornecedora de conteúdo para vários jornais do mundo. A ameaça de fechamento da unidade de São Bernardo também foi divulgada pelos sites Yahoo Finance, Canadian Press, Portugal Digital e Automotive News.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;