Internacional Titulo
Pesquisa: russos acham que EUA 'tiveram o que mereciam' em 11/9
Do Diário OnLine
Com Agências
09/09/2002 | 21:19
Compartilhar notícia


Pesquisa do Instituto Vtsiom publicada nesta segunda-feira aponta que 52% dos russos acreditam que os americanos "tiveram o que mereciam" com os atentados de 11 de setembro. O levantamento foi realizado entre 1.600 pessoas de toda a Rússia, de 21 a 27 de agosto.

A estatística acima (52%) se refere ao número de entrevistados que responderam "sim" ou "claro que sim" à pergunta: "você está de acordo com a idéia de que os americanos tiveram o que mereciam e agora sabem por experiência própria como se sentiram as pessoas bombardeadas em Hiroshima, Nagasaki, Iraque e Iugoslávia."

A pesquisa aponta que 53% dos entrevistados se posicionam contra ataques dos Estados Unidos a países apontados como sedes de bases terroristas, casos de Iraque, Líbia e Somália. O levantamento mostra que 26% são favoráveis à ofensiva norte-americana.

A ação dos EUA no Afeganistão foi explicada por 22% dos entrevistados como "o desejo de mostrar que eles são os donos do mundo". "Vingança" foi apontada por 20% dos pesquisados; enquanto 16% das pessoas ouvidas falaram na "vontade de sustentar o prestígio dos Estados Unidos aos olhos do mundo". Ainda 15% dos entrevistados citaram "a necessidade de destruir as bases terroristas". "A vontade de garantir a presença militar americana na Ásia Central" foi a opção de 11% dos entrevistados; e 6% das opiniões se refere a opção "a vontade de sustentar o prestígio do presidente dos EUA, George W. Bush, entre os americanos".

A mesma pesquisa, entretanto, constata que os russos têm uma boa imagem dos Estados Unidos: 67% dos entrevistados disseram ter "ótima" ou "boa" opinião sobre o país. Em agosto de 2001, a mesma estatística estava em 73%.

A popularidade americana entre os russos despencou em março (48%), após os Jogos Olímpicos de Salt Lake City (Estados Unidos). Na ocasião, os russos acreditam que várias medalhas foram tiradas de atletas do país por causa de um "complô americano".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;