Automóveis Titulo
Retrôs que esbanjam estilo
Sueli Osório
Do Diário do Grande ABC
28/10/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Ele mal chegou, mas desperta atenção por onde passa, sendo apontado nas ruas e deixando pedestres com torcicolo. O simpático Fiat 500 chega no momento em que o País se abre para modelos de nicho, como o Smart Fortwo e o Mini Cooper.

Resolvemos colocá-lo no ringue com o veterano VW New Beetle, que tem preço próximo e também pode levar quatro pessoas, embora o espaço no banco traseiro seja reduzido, mais adequado para crianças (aliás, os pequenos adoram esse estilo de carro!)

Avaliamos o 500 na versão Lounge, com câmbio manual, que tem preço de R$ 64.910, exatos R$ 6.710 a mais que o veterano inspirado no Fusca.

Se o seu objetivo é ter mais desempenho, fique com o Beetle. Seu motor 2.0 8V, que entrega 116 cv a 5.200 giros e torque de 17,3 mkgf a 2.400 rpm, é mais rápido nas saídas e retomadas e oferece câmbio bem escalonado. Estiloso, o retrô da VW ainda desperta muitos olhares, embora não seja mais novidade e nem seja raro de se ver. Segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), só neste ano, até a primeira quinzena de outubro, foram emplacadas 2.390 unidades.

Mas se você deseja um carrinho com alma extremamente urbana e que ofereça mais equipamentos de série - reforçando principalmente a segurança -, fique com o 500.

Embora seja mais fraco nas arrancadas, o motor 1.4 16V é bastante econômico: faz 13 km/l na cidade e 17 km/l na estrada - seu rival faz 7,7 km/l no ciclo urbano e 13,5 km/l no rodoviário, segundo dados dos fabricantes. Para a segurança, ambos têm air bags frontais e laterais para quem vai na frente, mas o Fiat tem ainda bolsas infláveis do tipo cortina e também para proteger os joelhos do motorista.

Outro item interessante é o Hill Holder, que auxilia o motorista nas saídas em aclive ou declive, mantendo o freio pressionado nas rodas dianteiras por 2 segundos ou até que o acelerador seja pressionado.

O design é um capítulo à parte. Concebido pelo Centro Stilo Fiat Itália, o hatch de duas portas e 3,55 metros tem como referência mais forte ao 500 anterior a combinação de faróis redondos com o logotipo inserido entre frisos, os bigodes. Internamente, é de muito bom gosto o visual dos instrumentos agrupados em um único painel que contém velocímetro, conta-giros e computador de bordo, visualizados em conjunto. O toque de requinte fica para a pintura brilhante na cor da carroceria na parte central do painel. Os vários botões foram desenhados para lembrar as alavancas e indicadores do Fiat 500 original e os bancos têm revestimento bicolor coordenado com a cor do volante. Um charme!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;