Política Titulo
Projeto normatiza abastecimento de terminais
Mark Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
05/05/2011 | 07:40
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


Pela "preservação da vida humana", o vereador de Mauá Alberto Betão Pereira Justino (PSB) protocolou projeto na Câmara que obriga os bancos da cidade a abastecerem os caixas eletrônicos fora do horário de pico. Pela peça, o trâmite deverá ser efetuado somente antes das 8h e após as 19h. A exigência atinge terminais de autoatendimento do Centro e localizados em raio de 500 metros de escolas, postos de Saúde, hospitais ou qualquer outro órgão público.

A matéria começará a tramitar nas comissões na semana que vem e ainda não tem data para ser levada para votação no plenário. Mesmo assim, deverá causar polêmica. Isso porque prevê multa diária de R$ 2.000 a quem não se enquadrar nos dispostos, além de pena de R$ 5.000 para cada abastecimento irregular.

Por isso, o projeto até poderá ser aprovado pelo Legislativo, mas dificilmente será sancionado pelo prefeito, Oswaldo Dias (PT), que em abril vetou outra proposta de regulamentação de bancos, que os obrigava a adotar diversas medidas de segurança - na terça-feira, a Câmara derrubou o veto, que foi baseado na inconstitucionalidade da propositura, elaborada por Luiz Alfredo Simão (PSB).

 

SUSTENTAÇÃO DA TESE

Em sua argumentação, toda baseada em conceitos religiosos, Betão, que é evangélico, atenta para a vulnerabilidade da população durante os abastecimentos dos caixas eletrônicos, que ocorrem sempre com seguranças armados. O temor se dá pela possibilidade de tentativa de assalto, o que colocaria em risco a vida das pessoas. No entanto, nenhum levantamento criminal foi apresentado pelo autor para embasar a tese.

"Os poderosos das finanças cometem violência contra a sociedade quando, à luz do dia, crianças, adolescentes, mulheres e homens, bem como nossos anciões, estão cuidando de seus afazeres diários", relata o socialista, ao analisar que as pessoas comuns ficam "à mercê da sorte" nestes casos.

A justificativa anexada ao projeto possui pontos intrigantes. "Você que ao ler ou ouvir a respeito desta justificativa pode estar se perguntando: ‘Isso (a busca pela felicidade) é errado?' E a resposta é: ‘Não'." Mais adiante, conclui. "O dinheiro, se não compra a felicidade, manda buscar. Ali há homens fortemente armados. Dinheiro fácil e rápido no pensamento de alguns amigos do alheio."

Para Betão, os dispostos da matéria devem servir de exemplo para o País. "É pouco, mas estou fazendo como o beija-flor que tentava apagar o incêndio da floresta levando um pouco de água no bico." O socialista compara a iniciativa à norma nacional que obriga o uso do cinto de segurança em automóveis. "Muitos tinham opiniões contrárias, mas hoje é pacífico. É bom usar o cinto e pronto", finaliza.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;