Turismo Titulo
Natureza de Antônio Prado deslumbra o visitante
Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
11/07/2001 | 18:39
Compartilhar notícia


Última colônia italiana a ser instalada no Rio Grande do Sul, a cidade de Antônio Prado, localizada a 190 km de Porto Alegre, a capital do Estado, ganhou notoriedade depois que serviu de cenário para as gravações do longametragem O Quatrilho (Fábio Barreto, 1995), na época um dos indicados ao Oscar de melhor filme estrangeiro. Mas quem tem a oportunidade de visitar o município percebe que sua façanha cinematográfica é apenas um detalhe perto de todos os seus dotes naturais e históricos.

As corredeiras formadas pelo rio das Antas, por exemplo, agradam até ao mais exigente dos ecoturistas. Nelas, é possível praticar o rafting em percursos que chegam a durar mais de 6 horas para serem concluídos, o tempo todo em água.

Já em terra firme, uma das melhores trilhas para off-road na região é a do rio Jararaca. No início da colonização, a estrada era usada para escoar a produção. Hoje, ela é vista pelos aventureiros como o melhor caminho para quem busca desafios, com ruínas antigas, rios sem ponte, muita lama e mata fechada. Um desafio possível apenas para quem dispõe de veículo 4x4 e muito espírito de equipe. E os viciados em adrenalina ainda podem praticar o rapel no viaduto da estrada de ferro, com 40 m de altura.

Para quem prefere trilhas a pé, o percurso que leva às cascatas do rio Inferno é parada – ou melhor, caminhada – obrigatória. Depois de três horas e meia de percurso em mata nativa, o ecoturista tem a oportunidade de subir em três mirantes para admirar monumentos esculpidos pela própria natureza ao longo dos séculos – como a Pedra Furada – e cachoeiras que chegam a atingir 70 m de altura. Mas a maior atração está no fim da trilha: uma cascata com 40 m de queda d’água, onde pode-se praticar o rapel ou deixar a agitação de lado e simplesmente relaxar nas águas da piscina natural.

Ipê – Quem gosta de natureza também não deve deixar de dar uma esticada até o município vizinho de Ipê, a apenas 3 km de Antônio Prado. Conhecida como capital da agricultura ecológica devido à grande produção de alimentos sem agrotóxicos, a cidade conta com vários atrativos ecoturísticos. A cascata do rio Fachinal, onde pode-se caminhar por trás da cortina d’água, e as da usina do Saltinho são alguns dos destaques.

Para chegar à usina, há duas opções de acesso: estrada de terra ou uma trilha que parte da capela de Santo Estevão e leva aproximadamente 30 minutos para ser concluída a pé. No caminho, há animais silvestres – tartaruga, porco-espinho, capivara e diversas espécies de aves – e ótimos pontos para banho.

Já a gruta natural Nossa Senhora de Lourdes reúne ecologistas e devotos em busca de repouso e meditação. Bem em frente, uma bela cachoeira revela o bom gosto da santa, que teria feito uma aparição dentro da caverna no passado.

Várias trilhas off-road, por onde só passam veículos com tração nas quatro rodas, conduzem ao local. Esses caminhos são bem sugestivos para quem busca aventuras com um toque sobrenatural, apresentando nomes como Assombração, O Labirinto ou O Travessão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;