Internacional Titulo
EUA podem vender mais armas para Formosa
Do Diário do Grande ABC
30/03/2000 | 13:20
Compartilhar notícia


Um alto funcionário do governo dos Estados Unidos disse, nesta quinta-feira, aos dirigentes chineses que as tensoes no estreito de Formosa podem forçar Washington a vender mais armas à ilha. Sandy Berger, assessor de Segurança Nacional do presidente Bill Clinton, também reafirmou em ``termos bem claros' que Washington ainda nao reconhece a reclamaçao chinesa por Formosa e que deseja uma soluçao pacífica e negociada.

Berger, em reuniao com autoridades chinesas, analisou a proliferaçao de armas, os esforços dos Estados Unidos para censurar Pequim ante a Comissao das Naçoes Unidas sobre os direitos humanos e uma votaçao pendente no Congresso norte-americano sobre a situaçao comercial da China. No entanto, o caso de Formosa foi o assunto principal do encontro.

``Neste momento crítico das negociaçoes do estreito de Formosa entre China e Estados Unidos, esperamos que os governos e os políticos norte-americanos com visao adotem uma atitude cautelosa e tomem decisoes prudentes', disse Berger ao presidente Jiang Zemin, segundo a televisao estatal chinesa.

Apesar de possuir um governo anticomunista próprio nos últimos 51 anos, Formosa é considerada pela China uma província renegada. Os chineses acreditam que o apoio de Washington à venda de armas está fazendo com que a reunificaçao demore a ser concluída.

Jiang e outros dirigentes exigiram que Washington se atenha a seus prévios compromissos de nao apoiar a independência de Formosa e que ponha fim à venda de armas na ilha. Outro elemento que acentuou as mágoas da China sao os projetos elaborados pelo Congresso Americano para reforçar os vínculos com os militares de Formosa e uma proposta de vender barcos de guerra e defesas antimísseis de tecnologia avançada para a ilha. Washington tem por lei a obrigaçao de contribuir com a defesa de Formosa. Berger reforçou que a venda das armas ``se baseia em nossa avaliaçao sobre as necessidades, mas também pelos conflitos da regiao'.

A China aumentou as tensoes em Formosa ao usar a força para intimidar a ilha antes das eleiçoes presidenciais em 18 de março. Desde a vitória de Che Shui-bian - candidato opositor cujo partido defende a independência total da ilha -, a China resolveu manter a tensao verbal sobre Formosa.

Berger também sugeriu que as ameaças chinesas à Formosa também complicam os esforços do presidente norte-americano, Bill Clinton, de persuadir o Congresso a conceder à China um acesso permanente ao mercado norte-americano, o que eliminaria as difíceis revisoes anuais da licença concedida ao país.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;