Internacional Titulo
Grécia anuncia acordo na UE sobre resposta à Turquia
Da AFP
20/09/2005 | 17:46
Compartilhar notícia


Representantes da Grécia anunciaram nesta terça-feira à noite (horário local) que a UE (União Européia) chegou a um acordo sobre a resposta à recusa da Turquia de reconhecer Chipre, assinalando que o texto sobre o assunto será aprovado nesta quarta-feira "salvo um imprevisto".

"Depois de uma negociação longa, difícil e complexa, literalmente palavra por palavra, houve um consenso sobre uma resposta da UE à declaração unilateral da Turquia" de 29 de julho passado, disse o porta-voz do Ministério grego das Relações Exteriores, Georges Kumutsakos, citado em comunicado.

Em julho, Ancara assinou a ampliação de sua união aduaneira com a Europa aos novos Estados membros da UE, mas acrescentou uma declaração explicando que isso não significava o reconhecimento de Chipre.

Na segunda-feira, representantes dos 25 países da UE haviam estabelecido em Bruxelas a possibilidade de uma declaração de resposta à recusa da Turquia de reconhecer Chipre, propondo uma fórmula que obrigasse Ancara a cumprir esta exigência antes de sua possível adesão à UE.

Chipre está dividida desde que o exército turco invadiu a parte norte da ilha em 1974, depois de um golpe de Estado de ultranacionalistas greco-cipriotas, desde então apoiados por Atenas, que quer unir a ilha à Grécia.

No momento, a Turquia reconhece apenas a República Turca do Chipre do Norte (RTCN), autoproclamada em 1983.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;