Turismo Titulo
Festival japonês
Patricia Zwipp
Especial para o Diário
28/02/2007 | 20:45
Compartilhar notícia


Conjunto de bonecas que representa a corte imperialUma das tradições japonesas é reunir a família, no dia 3 de março, para celebrar e desejar às meninas um crescimento saudável e feliz. A comemoração dessa data, chamada de Hinamatsuri, pode ser acompanhada no Pavilhão Japonês do Parque do Ibirapuera, no próximo sábado e domingo, das 10h às 12h e das 13h às 17h.

O evento conta com muitas atividades, coordenadas por monitores, que prometem divertir toda a garotada. Para entrar no clima oriental, das 10h30 às 11h30 e das 16h às 17h, brinquedos japoneses estarão disponíveis para brincadeiras, como piões, bilboquês, caleidoscópios, cinco-marias, desafio de daruma, balões de papel e muito mais.

É claro que não podia faltar uma oficina de origami, conhecida arte de dobrar sucessivamente o papel e o transformar no que a imaginação permitir, das 14h às 15h. Além disso, peças do acervo do Consulado Geral do Japão em São Paulo serão a base para explicações sobre a complexa cultura desse país. A garotada também terá a oportunidade de vestir o happi (quimono curto) ou o yukata (quimono de verão). A dica para os pais é levar uma câmera fotográfica para registrar esse momento.

As atrações não acabam por aí. Das 13h30 às 14h, os visitantes contam com apresentações de taiko, que é um famoso instrumento de percussão presente na música japonesa há mais de 1,5 mil anos. E, para completar a diversão, a Cia. Ópera na Mala, das 15h às 16h, apresentará o espetáculo Mukashi - Contos do Japão, utilizando teatro de sombra e música com instrumentos tradicionais (shamisen e shakuhachi).

Para entrar no Pavilhão Japonês, adultos pagam R$ 3 e crianças até 12 anos, R$ 2. As atividades são gratuitas. Os pedestres podem entrar pelo portão 10, e veículos pelo 3. Quem quiser assistir à peça da Cia Ópera na Mala precisa solicitar os ingressos pelo e-mail cgjcultural3@arcstar.com.br ou pelo telefone 3254-0100. Depois disso, devem ser retirados no departamento de cultura do Consulado Geral do Japão em São Paulo: avenida Paulista, 854, 1º andar, das 9h às 12h ou das 14 às 17h.

Tradição - No Japão, a data é comemorada desde o período Edo (entre os séculos XVII e XIX) e as casas das meninas são enfeitadas com um conjunto de bonecas que representa a corte imperial. Os meninos também têm uma data especial, dia 5 de maio, quando as residências são decoradas com carpas voadoras e bonecos guerreiros para encorajar a masculinidade. (Supervisão de Rosângela Espinossi)



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;