Nacional Titulo
Protesto pela paz reúne 2,5 mil no Rio
05/04/2003 | 20:26
Compartilhar notícia


Cerca de 2.500 pessoas fizeram sábado pela manhã uma caminhada pela paz no Rio. À frente do movimento, os pais da estudante Gabriela do Prado Ribeiro, de 14 anos, assassinada no mês passado, num assalto ao metrô, na Tijuca, zona Norte do Rio de Janeiro.

Os manifestantes carregaram faixas e cartazes, soltaram pombas brancas e fizeram o sinal da paz, com as mãos cruzadas no peito.

O caso Gabriela causou grande comoção pública, não só no Rio, mas em todo o país, porque todo o assalto foi filmado pelas câmaras internas do metrô, que flagraram o momento em que os bandidos trocavam tiros com os agentes de segurança. As cenas foram repetidas várias vezes pelas redes de televisão.

Usando camisetas brancas com a foto da adolescente, amigos e parentes fizeram o percurso – chamado Caminho Gabriela – da estação de metrô Saens Peña até a estação São Francisco Xavier, em pouco mais de uma hora e meia.

Rosas – Com a família de Gabriela, manifestantes com cartazes, faixas e rosas brancas pediam justiça. Muitos dos manifestantes foram vítimas ou perderam parentes e amigos por causa da violência. “A finalidade disso tudo é a gente tentar acabar com essa violência”, disse a mãe de Gabriela, Cleyde Prado Maia Santiago Ribeiro, que pediu o apoio às pessoas no alto dos prédios, que respondiam com acenos. Lenços brancos foram pendurados nas janelas e, na calçada, várias pessoas choravam.

Amigos de escola da adolescente fizeram uma homenagem a Gabriela, pedindo paz. Em agosto, a menina faria 15 anos e sonhava ser veterinária.

No final da passeata os pais da jovem rezaram e todos depositaram nas escadas da estação São Francisco Xavier, onde a estudante foi baleada, as rosas brancas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;