Política Titulo
Vereadores criticam Filippi por 'entupir' a Câmara
Gislayne Jacinto
Do Diário do Grande ABC
19/12/2002 | 23:23
Compartilhar notícia


O prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior (PT), irritou vereadores com o envio de vários projetos nos últimos dias. Os parlamentares reclamam de não ter tempo para estudar o conteúdo das matérias. Em 2002, o Executivo enviou ao Legislativo 64 projetos, sendo 25 de novembro para cá. Segundo informações da presidência da Casa, outros três devem chegar para apreciação ainda neste ano. Uma sessão extraordinária convocada para esta sexta deve votar mais sete.

A líder do PSB, Eliete Menezes (PSB), disse que projetos chegam em cima da hora e com “redações difíceis” de entender. “A redação tem dificultado o entendimento, pois é confusa. Mandar tantos projetos juntos é uma falta de respeito com os vereadores, que estão preocupados com assuntos que atingirão a população”, disse Eliete.

Alexandre Rodrigues, o Professor Alexandre (PDT), afirmou que, da forma como está sendo feito, é impossível para o vereador debater os projetos com a população. “Nessa hora, temos de usar o bom senso, pois as matérias são votadas com muita rapidez”, disse.

O pedetista citou como exemplo os projetos que visam a criação de taxas envolvendo o cemitério municipal e a instituição de um estatuto para a Guarda Municipal. “O prefeito deveria ter uma planilha para os 12 meses do ano, programando as principais votações. Não é porque o Executivo mandou que temos de obedecer. O Legislativo precisa de independência”, disse.

O vereador Manoel José da Silva, o Adelson (PSB), acha que falta planejamento no governo. “É uma obrigação do Executivo programar melhor os projetos. Mandá-los no afogadilho é um desrespeito à população”, disse.

A assessoria de imprensa da Prefeitura disse que o governo não tem nada a declarar sobre o número de projetos. “Se é pouco ou muito, a Prefeitura não entra no mérito, pois os projetos são enviados de acordo com a necessidade.”

O presidente da Câmara, Manoel Eduardo Marinho, o Maninho (PT), disse que não considera um problema o envio de vários projetos. Segundo ele, a maioria dos projetos trata de assuntos sem polêmica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;