Esportes Titulo 2 a 1
Tigre mostra garras, vence o Monte Azul no Estádio 1º de Maio e retorna ao G-8

Fernando Gaúcho sai do banco de reservas e garante quinto triunfo na Série A-2 estadual

Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
04/03/2012 | 07:03
Compartilhar notícia


Fernando Gaúcho saiu do banco de reservas e definiu a vitória do São Bernardo sobre o Monte Azul (2 a 1), ontem, no Estádio 1º de Maio. Superior, o Tigre teve dificuldade para concluir as jogadas ofensivas, mas na primeira chance que criou, o atacante marcou e ratificou o bom momento vivido pela equipe na Série A-2 do Campeonato Paulista.

Com 19 pontos, o São Bernardo retornou ao G-8, ocupando agora a oitava posição. O Monte Azul é o 17º, com 11. Esse foi o primeiro triunfo do Tigre sobre o adversário em cinco jogos disputados. Antes o time interiorano havia vencido três, com um empate.

Desde o início, o posicionamento das equipes não deixava dúvidas do que esperavam do confronto. Ofensivo ao extremo, escalado com três meias e laterais que trabalhavam como alas, o São Bernardo se impunha, criava chances, mas deixava espaços para o Monte Azul contra-atacar.

O domínio territorial do Tigre fazia com que os jogadores se sentissem à vontade para arriscar chutes longos, tanto que foi a arma mais usada pela equipe no primeiro tempo. Logo aos sete, Luciano Mandi, de fora da área, acertou a trave esquerda. Bady tentou por duas vezes e Danielzinho uma, mas todas pararam em boas defesas do goleiro Leandro.

Toda vez que ia ao ataque, o Monte Azul levava perigo, mas a equipe falhava na organização das jogadas. Na primeira vez que conseguiu envolver a defesa do São Bernardo, aos 33, Mococa invadiu área e finalizou por baixo para boa defesa de Wilson Júnior.

De tanto insistir, o São Bernardo conseguiu abrir o placar. Aos 38, Bady fez linda tabela com Danielzinho pela esquerda, invadiu a área e chutou rasteiro para o fundo do gol: 1 a 0.

Quando a torcida ainda comemorava, aos 40, por pouco o Monte Azul não empatou, mas Guina chegou atrasado no lance. O susto parecia um aviso e o pior aconteceu logo em seguida. Aos 45, Negreiros recebeu cruzamento e, de cabeça, ajeitou para Mococa pegar de primeira e marcar um golaço.

O São Bernardo retornou para o segundo tempo com duas alterações: saíram Ney Mineiro e Marcelo Godri para as entradas de Fernando Gaúcho e Daniel Pereira. Taticamente, porém, nada mudou. Do outro lado, o Monte Azul voltou mais ousado e logo aos dois, por pouco não virou o placar com Mococa aproveitando cruzamento. Wilson Júnior salvou o Tigre.

A contusão do meia Luciano Mandi aos 12 minutos - sentiu o tornozelo esquerdo - fez com que o time ficasse ainda mais ofensivo. Sem meias no banco, o técnico Luciano Dias optou pelo atacante Ricardinho. Era o que precisava para o time impor pressão impressionante em busca do segundo gol.

A superioridade do São Bernardo era tanta que não deu para o time interiorano resistir. Aos 39, Fernando Gaúcho recebeu passe na área e com bonito voleio mandou no ângulo de Leandro, fazendo a alegria dos torcedores. Na sequência, o time ainda perdeu mais duas chances, porém a vitória não foi mais ameaçada.

Mesmo com golaço, atacante evita se escalar como titular

Era tudo o que Fernando Gaúcho queria. Em jogo complicado diante do Monte Azul, ele entrou no lugar de Ney Mineiro no intervalo, jogou bem e resolveu a partida. Marcou golaço de voleio que definiu a vitória (2 a 1) da equipe e, finalmente, parece ter convencido o técnico Luciano Dias de que merece ser titular.

Rotulado como artilheiro das flechadas, ontem, porém, ele preferiu comemorar o gol de outra maneira. "Quando a bola entrou só pensei em agradecer a Deus pela oportunidade. Preferi abraçar meus companheiros porque sabia da importância do gol para o time", explicou o jogador, que marcou pela primeira vez com a camisa do Tigre.

Sobre ser titular ou não, o atacante foi enfático. "O elenco do São Bernardo tem muita qualidade. Não é só porque fiz o gol que mereço entrar jogando. O Ney Mineiro também é grande jogador e quem ganha com isso é o clube."

O técnico Luciano Dias preferiu não falar com a imprensa. Rapidamente, ele comentou a situação do atacante em relação ao time. "O Fernando (Gaúcho) me arrumou um bom problema", brincou.

Time busca explicação para baixa produtividade

O São Bernardo dominou o Monte Azul, jogou com facilidade, mas não conseguiu transformar a superioridade em gols. A culpa, segundo o técnico Luciano Dias, foi a falta de calma no momento da finalização, enquanto os jogadores preferiram culpar a bola que não queria entrar.

"Chamei o time no vestiário e pedi tranquilidade. Os jogadores estavam muito afobados, não conseguiam tocar a bola e chutavam de qualquer maneira para o gol. No segundo tempo o time mudou, conseguiu envolver o adversário e sair com a vitória que é o mais importante", avaliou Luciano Dias rapidamente, já que, estranhamente, não quis participar da entrevista coletiva.

Danielzinho parecia não concordar muito com o treinador. Para ele, o time jogou bem, criou oportunidades, mas o azar impedia que os gols saíssem. "Tem jogo que é assim, a bola não entra. O time não esteve ansioso e muito menos mostrou preciosismo no momento da finalização, são coisas que acontecem no futebol, mas ainda bem que no fim o Fernando Gaúcho conseguiu marcar o gol que nos deu a vitória", comemorou.

Mesmo enfrentando um time posicionado na zona de rebaixamento, Danielzinho garante que esperava jogo ainda mais complicado. "Série A-2 é assim mesmo. Todos os adversários enfrentam o São Bernardo com disposição e querendo tirar ponto. Hoje foi mais uma partida complicada, mas o time soube se impor e somar pontos", ressaltou.

CONTUSÃO
O meia Luciano Mandi, contratado para ser o maestro do meio-campo, sofreu lesão que preocupa a comissão técnica. O jogador torceu o tornozelo esquerdo no início do segundo tempo e pode ser desfalque na partida de quarta-feira, contra o Audax, fora de casa.

"Vamos tratar amanhã e ver se ele evolui. Não houve rompimento do ligamento e nenhuma contusão mais séria, mas está bastante inchado. Não dá para saber se ele terá condição de jogo", explicou o médico Rui de Oliveira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;