Economia Titulo
Páscoa abre 17,5 mil vagas temporárias
Michele Loureiro
Do Diário do Grande ABC
10/01/2010 | 07:30
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


Passado o Natal, o comércio já mira para a próxima data forte do comércio: a Páscoa. Para reforçar a produção de chocolates - que deve ser de cerca de 25 mil toneladas para a data em 2010 - as produtoras do derivado de cacau vão contratar cerca de 17,5 mil trabalhadores temporários.

A Cacau Show, produtora de chocolates finos, com 18 unidades no Grande ABC, oferece cerca de 2.400 oportunidades temporárias no Brasil. O cargo é para atendente de loja e os funcionários começam em março.

Os interessados devem apresentar currículo na loja mais próxima de sua residência, ter 18 anos ou mais, possuir segundo grau completo e experiência em vendas. O prazo do contrato temporário é de 30 dias, havendo chances de efetivação. A Cacau Show deve produzir 1.700 toneladas de chocolate para a Páscoa.

A Nestlé, produtora de bombons e ovos de chocolate, informou que contratará 4.000 promotores de vendas em todo o País. Os funcionários serão escolhidos por agências de emprego, que deverão anunciar a abertura do processo seletivo nos próximos dias. Esses profissionais atuarão nos pontos de venda entre os meses de fevereiro e abril.

A Garoto, empresa do mesmo ramo, também oferecerá 4.000 postos em todas as capitais brasileiras e terá os contratados igualmente selecionados por agências de emprego.

Na Kraft, responsável pela Lacta, serão abertas aproximadamente 6.000 vagas temporárias para as áreas de vendas e promoção para todo o Brasil, mas cerca de 40% dos postos de trabalho ficarão no Estado de São Paulo. A empresa informou que em setembro foram contratadas 1.100 pessoas para trabalhar até o fim de fevereiro na linha de produção da fábrica, em Curitiba e que todos têm possibilidade de efetivação.

A Village deverá contratar 500 pessoas para a produção e 600 para trabalhar nos pontos de venda com a promoção de seus bombons e ovos de chocolate. Segundo a empresa, em 2009, o número de contratações foi semelhante à meta deste ano.

A Kopenhagen, produtora de chocolates de luxo, abrirá 80 vagas temporárias para auxiliar de vendas nas lojas da rede em São Paulo e no Rio de Janeiro. O processo seletivo começa em fevereiro e o trabalho, em março, com o contratado permanecendo durante cerca de um mês.

Efetivação - Segundo o presidente da Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados), Getúlio Ursulino Netto, os temporários podem ser aproveitados nas empresas depois da Páscoa, para substituir funcionários em férias e posteriormente ser efetivados. "Não sabemos informar os números precisos, porque temos 18 indústrias. Umas são pequenas, outras maiores, umas são mais automatizadas", disse Ursulino.

Ele informou que os produtos típicos da Páscoa começam a ser fabricados em setembro, junto com os destinados ao Natal. "O Brasil é o segundo produtor mundial de produtos de Páscoa, isso é um grande volume. A Páscoa está muito no hábito do brasileiro, é uma coisa emocional, todos se julgam no direito de ganhar um ovo de chocolate."

Postos provisórios são entrada para mercado
Para a professora Marinalva Gonçalves Amarantes, a Páscoa tem um gosto a mais. Foi como vendedora temporária de uma loja de chocolates que a moradora de São Caetano iniciou a carreira profissional. "Tinha 18 anos e consegui o emprego, lembro-me como se fosse hoje como fiquei feliz. Agora, aos 41 anos incentivo minha filha de 18 a seguir o mesmo caminho."

Bianca Amarantes escuta atenta ao conselho de mãe. "Com a competitividade do mercado de trabalho, conseguir emprego temporário é uma porta de entrada muito boa", afirma a jovem.

Outras pessoas apostam na produção caseira de chocolate para garantir renda extra. O casal de aposentados Laísa Vargas e Luís Paulo Vargas aposta na comercialização de ovos e bombons. "Este será o terceiro ano que vamos nos aventurar no mundo do chocolate. Consegui algumas receitas com minhas amigas e aprimoro a cada ano produzindo ovos caseiros", explica Laísa.

Luís é responsável pela contabilidade do negócio sazonal. "Eu ajudo na propaganda e na hora do acerto das contas. Não sou bom com chocolate, mas sou ótimo com dinheiro", brinca o aposentado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;