Nacional Titulo
Funcionários da Unicamp decidem manter greve
Do Diário do Grande ABC
10/05/2000 | 17:20
Compartilhar notícia


Professores e funcionários da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) rejeitaram nesta quarta-feira, em assembléia, as propostas apresentadas na terça pelo Conselho dos Reitores das Universidades Paulistas (Cruesp).

As duas categorias decidiram manter a greve, que está deixando sem aulas cerca de 70% dos 18 mil alunos, além de afetar o atendimento no Hospital de Clínicas.

Professores e servidores reivindicam reajuste salarial de 25%. Os líderes do movimento criticaram as propostas dos reitores, de criaçao de uma comissao técnica para acompanhamento dos recursos transferidos às universidades pelo Estado, e a incorporaçao salarial de 3,75% em janeiro de 2001. "Isso nao compensa nossas perdas", disse o diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp (STU), Celso Ribeiro de Almeida.

Na quinta-feira, o comando de greve das duas categorias pretende fazer uma "assembléia universitária", com professores, servidores e estudantes. "Queremos discutir a situaçao da universidade pública", disse Almeida.

Segundo ele, a "intransigência" dos reitores está prejudicando as instituiçoes. "Queremos discutir o que estaria por trás da posiçao adotada pelos reitores", disse.

A greve conta com adesao de 80% dos 9 mil funcionários, segundo avaliaçao do STU. Entre os professores, a paralisaçao conta com o apoio de 70% dos 1.800 profissionais, de acordo com a Adunicamp. A reitoria contesta os números das duas entidades e afirma que a greve afeta apenas 25% da universidade.

Nesta quarta, o atendimento continuou comprometido no Hospital de Clínicas. Consultas novas e as agendadas para maio permanecem suspensas.

Segundo Almeida, apenas os casos de urgência e emergência estao sendo atendidos. "Os médicos estao fazendo uma triagem criteriosa para nao prejudicar os casos mais graves", disse o sindicalista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;