D+ Titulo
Sobremesa com frutas
Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
19/07/2009 | 07:27
Compartilhar notícia


É de conhecimento geral que consumir frutas é bom para a saúde. Então, por que não unir o útil ao agradável? O livro Sobremesas com Frutas - 100% Prazer (Larousse do Brasil, 96 páginas, R$ 39,90) traz mais de 60 receitas que ajudarão a integrar essas iguarias na alimentação do dia a dia.

Além de proporcionar sabor ao paladar, as frutas são ricas em fibras, água, vitaminas e minerais suficientes para manter as funções diárias. Com algumas dicas, o livro dá receitas clássicas e exóticas, que deverão agradar a todos os gostos.

Entre as opções estão saladas, gratinados, compotas, bolos, tortas, crumbles, musses e sorvetes. Todas, é claro, com frutas como limão e laranja - ricas em vitamina C -, abacaxi, tangerina, ameixa, pêssego e até gengibre. Além da facilidade do preparo, a clareza e a didática das receitas garantirão um bom resultado na mesa.

O livro integra a coleção 100% Prazer, que já teve como tema cozinha light, saladas, lanches e sopas. A próxima e última edição terá como tema aperitivo, com receitas essenciais para apreciar entre amigos.

Delícias de Morango
(Sobremesas com Frutas)

Rendimento: 6 unidades
Tempo de preparo: 1h30
Grau de dificuldade: Médio
Micro-ondas: Não Freezer: Sim

Ingredientes: Massa Sablée - 1 ovo inteiro; 125 g de açúcar; 250 g de farinha de trigo; 125 g de manteiga; sal e essência de baunilha a gosto (rende 500 g e para esta receita é necessário apenas 250 g). Recheio - 300 g de morangos; 60 g de açúcar; 130 g de manteiga; 6 folhas de hortelã fresca.

Modo de preparo: Massa - Quebre os ovos em uma tigela e bata-os. Acrescente uma pitada de sal e açúcar. Trabalhe a mistura com uma espátula até que fique espumante. Peneire a farinha e adicione-a de uma vez à tigela, com a essência de baunilha. Misture. Pegue a massa em punhados na palma da mão e esmigalhe com os dedos. Despeje essa farofa sobre uma superfície enfarinhada e incorpore a manteiga amassando suavemente; forme uma bola. Deixe a massa descansar por 1 h no refrigerador.

Recheio - Lave os morangos e retire os cabos. Coloque a metade em uma tigela com o açúcar e deixe macerar por cerca de 1 hora. Deixe a outra metade escorrer sobre papel absorvente. Pré-aqueça o forno a 190°C. Enfarinhe o rolo e estique a massa até que ela fique com 3 mm de espessura. Corte 6 discos usando a forminha de tartelete. Arrume os discos nas formas de tartelete untadas. Espete o fundo de cada uma das massas com um garfo. Corte 6 pedaços de papel-manteiga e coloque sobre o fundo de cada massa com alguns feijões secos, para evitar que estufe durante o cozimento. Leve ao forno por 10 minutos. Coloque a manteiga numa tigela e, com um batedor, bata até amolecê-la. Escorra os morangos macerados, passe-os pela peneira e adicione-os à manteiga. Misture até obter um creme bem homogêneo. Quando as tortinhas estiverem frias, desenforme delicadamente e, com uma colher, distribua o creme de morango em cada uma delas. Arranje os morangos frescos por cima e decore com algumas folhas de hortelã.

Compota de Manga
(Sobremesas com Frutas)

Rendimento: 4 pessoas
Tempo de preparo: 1h30
Grau de dificuldade: Fácil
Micro-ondas: Não Freezer: Sim

Ingredientes: 2 limões; 2 kg de manga; 50 g de açúcar; canela em pó.

Modo de preparo: Lave os limões e rale a casca de um deles. Esprema os dois limões. Descasque e retire os caroços das mangas. Coloque os pedaços de manga em uma caçarola com o suco e a casca dos limões, o açúcar e duas pitadas de canela. Cubra com água. Deixe ferver, retire a espuma, diminua o fogo e cozinhe por cerca de 30 minutos. Deixe esfriar e leve ao refrigerador por 1 hora.

Merengue com Sorvete de Framboesa
(Sobremesas com Frutas)

Rendimento: 6 pessoas
Tempo de preparo: 15 min
Grau de dificuldade: Fácil
Micro-ondas: Não
Freezer: Sim

Ingredientes: 400 g de framboesas; 100 g de morangos; 150 g de açúcar de confeiteiro; 100 g de creme de leite fresco; 12 suspiros grandes.

Modo de preparo: No liquidificador, reduza a purê 300 g de framboesas e todo o morango. Acrescente o açúcar de confeiteiro e o creme de leite sem bater. Despeje o preparado em um recipiente retangular e coloque-o no congelador. Quando estiver congelado, corte em 6 porções. Coloque cada porção de sorvete entre dois suspiros e pressione levemente. Coloque os suspiros em forminhas de papel plissado. Decore com o restante das framboesas. Sirva imediatamente.

Doce de Damascos
(Sobremesas com Frutas)
Rendimento: 4 pessoas
Tempo de preparo: 35 min
Grau de dificuldade: Fácil
Micro-ondas: Não
Freezer: Não

Ingredientes: 700 g de damascos; 250 ml de leite desnatado; 2 paus de canela; 2 ovos grandes; 6 colheres (sopa) de açúcar.

Modo de preparo: Lave e enxugue os damascos. Corte-os pela metade, retire os caroços, depois corte-os em fatias. Arrume as fatias em uma travessa refratária, dispondo-os em forma de rosácea. Pré-aqueça o forno a 160°C.

Coloque o leite em uma caçarola e aqueça-o até ferver. Acrescente os paus de canela e deixe ferver por 10 minutos. Quebre os ovos em uma tigela, adicione o açúcar e misture. Retire a canela, despeje o leite fervente sobre os ovos, batendo levemente. Cubra os damascos com essa mistura. Leve ao forno por 15 minutos. Retire e deixe o doce repousar por 5 minutos antes de servir.

Suflê de Maçã
(Sobremesas com Frutas)
Rendimento: 4 pessoas
Tempo de preparo: 40 min
Grau de dificuldade: Fácil
Micro-ondas: Não Freezer: Não

Ingredientes: 6 ovos; 2 maçãs; suco de 1/2 limão; 15 g de manteiga; 150 g de açúcar; sal a gosto.

Modo de preparo: Quebre os ovos e separe as claras das gemas em duas tigelas diferentes. Descasque as maçãs, corte-as em pedaços e retire o centro e as sementes. Regue-as imediatamente com o suco de limão para evitar que escureçam. Coloque 10 gramas de manteiga para derreter em uma frigideira. Doure os pedaços de maçã por 1 ou 2 minutos de cada lado, polvilhando com 2 colheres (sopa) de açúcar. Reserve. Preaqueça o forno a 180°C.

Unte uma travessa. Bata as gemas com o açúcar até que a mistura fique clara e aumente um pouco de volume. Bata as claras em neve firme, com uma pitada de sal, depois incorpore-as delicadamente às gemas batidas. Despeje o preparado na travessa refratária e leve ao forno por 5 minutos. Retire a travessa do forno rapidamente e cubra com pedaços de maçã. Recoloque para assar por cerca de 15 minutos, até que a superfície fique bem dourada. Sirva ao tirar do forno, no prato em que foi assado, acompanhado de calda de frutas vermelhas gelada.

Surpresa de Abacaxi à Crioula
(Sobremesas com Frutas)
Rendimento: 8 pessoas
Tempo de preparo: 1h30
Grau de dificuldade: Fácil
Micro-ondas: Não
Freezer: Não

Ingredientes: 1 abacaxi maduro; suco de 1 limão-taiti; 2 mangas; 4 kiwis; 3 colheres (sopa) de açúcar aromatizado com baunilha; 2 colheres (sopa) de rum.

Modo de preparo: Escolha um abacaxi de forma bem regular. Corte-o pela metade no sentido do comprimento deixando as folhas, de modo que cada metade conserve parte da coroa. Cave o abacaxi. Com uma faca pontuda, esvazie cada metade do abacaxi deixando uma espessura de polpa de cerca de 1 cm sobre a casca. Retire a parte dura do centro, corte a polpa em cubos regulares e recolha o suco que escorrer. Coloque o suco e os cubos numa tigela. Esprema o limão. Descasque as mangas e os kiwis. corte a polpa dessas frutas em cubos também. Junte as frutas aos cubos de abacaxi.

Acrescente o açúcar aromatizado, o suco de limão e, se quiser, o rum. Misture delicadamente. Recheie cada metade de abacaxi com a salada de frutas. Cubra com papel-alumínio e deixe macerar no refrigerador por pelo menos 1 hora. Sirva gelado com uma bola de sorvete de coco.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;